Foto: Pixabay

A costa sudoeste da Albânia, onde o sol brilha intensamente durante quase todo o ano, ganhou agora um novo chamariz.

Em Karavasta, foram instalados incríveis 234.828 novos painéis solares numa antiga central elétrica, que será ligada à rede energética do país nas próximas semanas.

Trata-se da maior central movida a energia solar nos Balcãs Ocidentais, onde grande parte da região continua dependente de combustíveis fósseis, incluindo o carvão.

O aumento da energia será um estímulo bem-vindo para o país dos Balcãs, onde os cortes de energia foram durante muito tempo um flagelo após o colapso dos seus governos comunistas no início da década de 1990.

Embora a rede tenha estabilizado nos últimos anos, os cortes de energia ainda são comuns.

Foto: Adnan Beci/AFP

Com secas regulares e infraestruturas energéticas decrépitas que remontam à era comunista, a Albânia tem lutado para acompanhar o desenvolvimento vertiginoso do país, alimentado pelos milhões de turistas que recebe anualmente.

“Se a Albânia gerar eletricidade excedentária, poderá exportá-la para utilizadores de países vizinhos como a Grécia, Itália, Kosovo, Montenegro e Macedónia do Norte”, acredita Constantin von Alvensleben, gestor nacional da Voltalia, empresa responsável pela instalação dos painéis, citado pela agência AFP.

Partilhar