Foto: Raul Arboleda/AFP

O passado da Colômbia está a vir ao de cima. Literalmente ao de cima.

Em Unguia, próximo de Santa Maria la Antigua del Darien, primeira cidade construída pelos conquistadores europeus no continente americano, os habitantes locais têm levado a cabo uma tarefa igualmente simbólica e dura: a de desenterrar vestígios de um período trágico da História, quando os seus ancestrais foram violentamente dizimados por colonos espanhóis.

Quais arqueólogos amadores, mas que recebem pelo que fazem, limpam cuidadosamente os objetos que encontram, como peças de cerâmica e outros artefactos, num processo coordenado pelo especialista italiano Alberto Sarcina.

“No início foi difícil convencer a população de Unguia. Mas dez anos depois do início do projeto participam com entusiasmo e orgulho”, conta Sarcina.

Foto: Raul Arboleda/AFP

Cristóvão Colombo chegou pela primeira vez à ilha de Hispaniola, hoje República Dominicana e Haiti, em 1492, e a partir daí liderou expedições a outros pontos da América. E foi em Santa Maria la Antigua del Darien que assentou a primeira praça colonial.

“A conquista de um continente inteiro começou aqui, o que significa que o genocídio indígena também começou aqui”, explica Alberto Sarcina à agência AFP. Terão sido mortos, segundo vários estudos, um total de 55 milhões de indígenas em todo o continente.

O projeto que Sarcina comanda procura colher mais informações sobre este período e em particular sobre como era a vida em Santa Maria la Antigua del Darien, que no seu auge chegou aos 5000 habitantes.

O local também abriga um museu que durante a noite se transforma num cinema para as crianças das aldeias vizinhas.

Partilhar