Foto: DR

Uma rica paleta de cores enfatiza os detalhes art deco do prédio da década de 1940 onde se foi instalar um novo hotel boutique, no coração da Cidade do México

O novo hotel San Fernando é um cruzamento entre o antigo e o novo. O grupo hoteleiro Bunkhouse associou-se ao estúdio local Reurbano e revitalizou o edifício de 1947, mantendo muitas das características originais do estilo art déco.

O piso em cerâmica encáustica, os vitrais coloridos, a grande escadaria geométrica, janelas de batente, lambris nos corredores e lobby e as portas de entrada em metal são alguns dos elementos ornamentais conservados, exemplos da elegância antitradicional daquela era, que funcionou como um símbolo da opulência do pós-guerra.

O boutique hotel que ali nasceu, no coração do bairro de La Condesa, conhecido pelas suas avenidas arborizadas e mansões em estilo art nouveau, combina esse legado histórico com uma brisa moderna que o veio pintar de cores vibrantes: as áreas comuns exibem paredes de verde-pistácio, com sofás de veludo carmesim; os quartos – alguns equipados com cozinha e varanda – são decorados em rosa salmão – com roupões de banho rosa e vermelhos, para combinar –; e nem o terraço escapou a um pincel azul-menta, harmonizado com cadeiras de vime e fileiras de plantas.

Foto: DR

Grande parte do mobiliário e das peças de design do hotel são de criadores locais, que também exibem as suas obras na pequena loja do San Fernando.

A entrada para o hotel faz-se através do bar e lounge aberto para a rua, através de portas em arco, guardadas mais à frente por um xoloitzcuintli, o cão real asteca, em forma de uma gravura multicolorida na parede – os cães também são bem-vindos ao San Fernando.

Ali, hóspedes e visitantes têm à disposição algumas propostas ligeiras de comida, uma seleção de vinhos naturais e um menu de cocktails de assinatura. Já o rooftop do hotel é de acesso exclusivo aos hóspedes, que ali podem tomar o pequeno-almoço sob um arco de vegetação.

Partilhar