Ericeira, Madalena, Manteigas e Sortelha. Estas quatro localidades foram distinguidas com o prémio “Melhor Aldeia Turística 2023” da Organização Mundial do Turismo (OMT).
O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral e a Reunião da Comissão Executiva da OMT, que decorreu em Samarkand, no Uzbequistão.
Ericeira, no concelho de Mafra, Madalena, na ilha do Pico (Açores), Manteigas, na Serra da Estrela, e Sortelha, em Sabugal (Guarda), vão agora guardar o título durante três anos.
Segundo a OMT, as distinguidas viram sublinhado o papel transformador do turismo nos seus territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“Todas estão genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico e promovem o turismo sustentável”, foi destacado.
“Esta distinção, atribuída por uma das mais relevantes entidades turísticas do mundo, enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”, salientou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Já para o presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, o reconhecimento “demonstra mais uma vez o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas.”