Foto: DR

A Turkish Airlines tem-se afirmado como opção valiosa para vários destinos intercontinentais. Com uma receita de sucesso: o stop over gratuito. O dois em um perfeito a meio caminho entre Portugal e o Mundo.

A primeira grande coisa que nos aconteceu foi termos ligações diretas de Portugal à cidade mais surpreendente da Turquia, da Europa, do Mundo.

De Lisboa e do Porto, cerca de cinco horas e desembarcamos num novo Mundo, esse que casa a Europa e a Ásia, o cosmopolitismo e a tradição islâmica, a História toda desta parte do Planeta.

Istambul deixou de ser aquele lugar exótico que vemos nos filmes, com a luz coada da tarde a entrar com poeiras pelas frinchas das portadas das janelas sem vidros. Istambul é aqui, já aqui.

A segunda grande coisa que nos aconteceu foi a companhia que acordou esse voo direto com os dois principais aeroportos portugueses decidir dar um doce aos portugueses: oferecer-lhes a possibilidade de fazer de Istambul um hub para a Ásia ou a África com paragem prolongada. Que é como quem diz, com um stop over longo que permite dormir e visitar a cidade.

E um dia, amigos, dá para engolir muita Istambul, nas várias aceções da palavra. Experimentámos recentemente. Cinco horas depois de levantar do Porto estávamos a fazer check-in num hotel quatro estrelas para uma noite descansada antes de arrancar para a descoberta de Istambul.

Foto: DR

A esplanada entre a Mesquita Azul e a Hagia Sophia é o ponto de partida obrigatório, quanto mais cedo na manhã, melhor, a tempo de ver o luz raiar com as gaivotas, rosa-bebé a envolver o azul da pedra fria da noite.

Entrar na mesquita, primeiro, respirar o silêncio magnificente de uma dos mais famosos templos do Mundo e logo seguir entre gatos e vendedores de balões até a vizinha que é museu-mesquita e que já foi igreja.

Atrás, a entrada para Topkapi e o universo dos sultões otomanos atira-nos para as vistas sobre o corno de ouro a misturar-se com o mar de Marmara e as águas do Bósforo.

Apertando a fome, siga-se até aos barcos-grelhadores de peixe da ponte de Galata. Níveis repostos, volte-se atrás, pelo Bazar das Especiarias e desse para o Grande Bazar, entre-se num jardim de chicha num qualquer cemitério, suba-se a um terraço e ouça-se os muezzins, desça-se e siga-se até Galata, atrás das saias de um derviche de Mevlevi, ou atrás de um jantar ímpar com vista para a Torre de Galata.

Ou enverede-se apenas por qualquer uma das perpendiculares de Istiklal Cadessi, indo, sempre, rua fora até penetrar em bairros residenciais, bairros deles, dos istambulitas a beber chá nas esplanadas istambulitas, entre gatos istambulitas naquele saber viver que é apenas deles, dos istambulitas.

Em stop over, siga-se para o avião seguinte. Sem stop over, siga-se para mais fundo na cidade, atravessando até à asiática Kadikoi e daí fugindo Turquia fora…

Foto: DR

COMO IR

A PARTIR DE LISBOA
A Turkish Airlines voa diariamente para Istambul, com voos diretos.

A PARTIR DO PORTO
Os voos diretos entre Porto e Istambul são diários.

TEMPO MÉDIO DE VOO
De Lisboa: 4h50 a 4h55
Do Porto: 4h40 a 4h45

Preços das viagens
Um bilhete de ida e volta pode ser conseguido por cerca de 350 euros. O stop over exige escalas acima de 20 horas.

SUGESTÕES

Barco
Atravessa-se para a parte asiática numa curta e muito barata viagem de ferry, a partir da base da ponte de Galata. Há cruzeiros de vários preços para percorrer o Bósforo até ao Mar Negro.

Transportes públicos
A cidade de Istambul está muito bem servida por metro e metro ligeiro. Mas com coragem faz-se muita coisa a pé.

Istanbul Tourist Pass
Dá acesso a mais de cem atrações e arranca nos 90 euros, que permitem utilização durante
um dia, incluindo transportes.

A não perder
Degustar um poderoso café turco numa esplanada; provar o peixe grelhado de Galata; visitar um jardim de chicha (ficam muitas vezes atrás de cemitérios); apreciar a vida dos famosos gatos de rua de Istambul; experimentar a bebida nacional à base de anis, o raki.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar