Uma área protegida de floresta tropical com 100 mil hectares, no Chile, oferece estadias únicas em alojamentos tirados de livros de fantasia.
A reserva biológica de Huilo Huilo, nos limites da Patagónia chilena, sombreada pela cordilheira dos Andes, combina a preservação da Natureza com o apoio às comunidades locais. Mas é também uma proposta de experiências imersivas aos seus visitantes.
A restauração botânica permitiu reabilitar ecossistemas danificados e proteger espécies como o puma, o sapo Darwin, ou o veado Huemul, símbolo nacional do Chile.
Mas a reserva decidiu ir mais longe: no coração de Huilo Huilo há uma série de estruturas que parecem saídas do cenário de “O senhor dos Anéis”.
Foi assumidamente esse universo que inspirou o arquiteto chileno Rodrigo Verdugo no desenho de três alojamentos fantásticos, camuflados na floresta.
Um tem a forma de cogumelo, outro lembra uma árvore gigante, o terceiro parece um vulcão de água coberto de vegetação que poderia ser a morada de um hobbit.
O Reino Fungi tem 22 quartos revestidos em madeira, com cores que evocam o reino natural. É o único dos alojamentos com quartos comunicantes, ideal para famílias.
Já o hotel Nothofagus eleva a experiência de uma casa da árvore a outro nível. É o edifício central da reserva, feito de madeira e outros materiais naturais, e imita as árvores que o cercam e se erguem em direção ao céu. Conta com 55 quartos com vista sobre a floresta.
A Montaña Mágica é talvez o mais especial de todos. Tem a forma de uma montanha, com água a escorrer pelas encostas revestidas de folhagem e musgo. Um refúgio encantado, com nove quartos, digno de uma fábula.
A intenção destes alojamentos é alertar para a importância da conservação da Natureza e da biodiversidade. E beneficiam as comunidades locais, aí recrutando funcionários.