Na Tailândia, há um novo resort que é um aceno nostálgico à era dourada das viagens de comboio. Está instalado na exuberante paisagem do Parque Natural de Khao Iai, Património Mundial da UNESCO.
Inspirado pela era dourada das viagens de comboio, e em particular pelo passado histórico de Khao Yai, que foi um movimentado centro ferroviário de ligação ao nordeste tailandês durante o reinado do rei Rama V, o novo InterContinental Khao Yai evoca todo o charme dessa época.
O resort foi projetado pelo premiado arquiteto e designer de interiores Bill Bensley, que, além dos 45 quartos do edifício principal, decorados com detalhes alusivos ao tema, transformou 19 vagões históricos em suites de luxo, 11 delas com piscina privada.
O ambiente ferroviário, que se estende a detalhes como baús vintage e bilhetes antigos na decoração, faz-se sentir logo à chegada, quando os hóspedes são conduzidos até uma “bilheteira” para fazer o check-in e um antigo sino de estação toca para recebê-los, como se o comboio estivesse prestes a partir.
O resort fica a pouco mais de duas horas de carro de Banguecoque, aninhado na paisagem tropical do Parque Nacional Khao Yai e todos os quartos têm vista para o cenário exuberante que o rodeia.
Nos seus 19 hectares de terrenos, o InterContinental abriga cinco lagos e um jardim botânico com mais de 30 mil árvores.
Conta ainda com uma piscina, spa e espaços para eventos, bem como três propostas de restauração: o Tea House, instalado numa carruagem histórica onde é servido o chá da tarde; o asiático Somying Restaurant, focado em ingredientes locais; e o Poirot Brasserie, dedicado à cozinha e coquetelaria francesa.
Os hóspedes são também convidados a embarcar em experiências criadas à medida, como visitas a templos e comunidades locais.