Foto: DR

A enóloga Susana Balbo abriu um retiro para enófilos nos subúrbios de Mendoza, epicentro vitivinícola da Argentina. Há suites spa com sauna, vinoterapia e até um safari aéreo sobre as vinhas e os Andes.

A chegada ao novo SB Winemaker’s House & Spa Suites abre desde logo a cortina ao que se pode esperar deste retiro de bem-estar.

A receção é feita com uma massagem de 15 minutos no quarto, para descomprimir da viagem e entrar no espírito deste boutique hotel – tem apenas sete suites – idealizado pela conceituada enóloga argentina Susana Balbo (foi a primeira mulher no país a tirar um curso de enologia) e pela sua filha, Ana Lovaglio.

A antiga residência da família, nos subúrbios de Mendoza – o epicentro vinícola do país, conhecido pelos Malbecs e outros vinhos tintos e onde Balbo tem a adega familiar –, abre agora portas a hóspedes, recebidos como convidados pessoais da matriarca.

A casa centenária foi recuperada ao detalhe por mãe e filha, que selecionaram minuciosamente as mobílias e obras de artistas sul-americanos que preenchem os espaços.

O SB Winemaker’s House é um refúgio para enófilos, que funde o legado vinícola da família Balbo e da região com uma oferta de bem-estar muito especial e a oportunidade de explorar as atrações naturais e culturais da zona.

Foto: DR

Os serviços de spa são todos disponibilizados na privacidade de cada suite, que, além de garrafeira climatizada e apetrechada com uma seleção de vinhos da enóloga, estão equipadas com mesa de massagem, chuveiro de sensações, espreguiçadeiras aquecidas, um jardim privado com fogueira exterior, rodeado por uma parede de vegetação e rocha vulcânica, e uma banheira inspirada nos ovos de cimento utilizados na fermentação do vinho. Quatro das suites são ainda mais distintas e dispõem de sauna privativa.

Para fazer uma massagem geotermal ou uma esfoliação com grainhas de uva, basta pedir ao “mordomo de bem-estar” do hotel, que ajuda a criar um programa à medida de cada hóspede, incorporando vários rituais de vinoterapia.

Foto: DR

Das suites envidraçadas que envolvem o núcleo central da Rose House e uma piscina exterior aquecida – o hotel tem ainda bar e sala de provas, onde os hóspedes podem também participar em aulas de blending e criar o seu próprio vinho, e um restaurante chamado La Vida, que se serve de produtos locais para confecionar pratos tradicionais do país – a vista alcança um horizonte de vinhas no meio de um cenário desértico no sopé da imponente Cordilheira dos Andes.

Daí que a anfitriã tenha também criado programas de descoberta da região, que incluem safaris aéreos a bordo de um hidroavião, que levam a sobrevoar os Andes ou a Patagónia, em excursões de um ou vários dias.

Partilhar