Foto: DR

Entre os campos de flores e plantas aromáticas da propriedade da Lâncome na capital da perfumaria francesa, Grasse, na Provença, sobressai uma casa monocromática que presta homenagem à flor mais icónica da marca, a rosa.

O perfume de uma dezena de variedades florais como o jasmim, a íris, a tuberosa e a icónica rosa centifolia de Grasse dá as boas-vindas ao Domaine de la Rose.

A quinta espraia-se ao longo de quatro hectares de campos pintados em tons de rosa e lilás e reflete o compromisso assumido pela “maison” de produzir as suas matérias-primas através de métodos de horticultura ecológica que protegem a biodiversidade.

Por isso é que, além do cultivo de flores e plantas aromáticas que a marca utiliza nos seus produtos de cosmética, a recuperação dos terrenos incluiu também a plantação de espécies de flora nativa.

Ademais, o Domaine de la Rose é uma celebração da herança natural e cultural de Grasse, que a Lancôme, com mais de 80 anos dedicados à perfumaria, procura preservar e transmitir, contribuindo para reavivar o savoir-faire perfumista da região, classificado como património imaterial da UNESCO.

No centro deste palco de fragrâncias está a rosa, há muito o símbolo da Lancôme, e que rouba o protagonismo a todas as outras plantas durante a sua floração, em maio.

Naturalmente, foi também ela que inspirou a recuperação da antiga casa da propriedade, agora um monólito todo ele cor-de-rosa, aberto a hóspedes. Ao entrar pelo portão principal da quinta, a Rose House sobressai ao centro da propriedade, entre a paisagem florida e perfumada durante nove meses do ano.

Do seu design contemporâneo revela-se desde logo a entrada circular, inspirada pelo “Ô” de Lancôme, obra dos arquitetos franceses Lucie Niney e Thibault Marca, da agência NeM Architectes, que usaram cores e materiais fiéis à identidade arquitetónica da região – o rosa adorna as fachadas de muitas casas de Grasse.

Todos os espaços da casa, amplos e luminosos, são revestidos a cor-de-rosa, do chão às paredes e ao teto, e exibem grandes janelas a emoldurar os campos da quinta. A “pièce de résistance” é o órgão de perfume folheado a ouro, um móvel semicircular usado para organizar e armazenar os ingredientes dos perfumes, com centenas de fragrâncias. Foi projetado para que os perfumistas da marca possam trabalhar ali nas suas composições, e também para que os hóspedes fiquem a conhecer esta etapa da criação de perfumes.

A propriedade conta ainda com uma destilaria subterrânea, onde os visitantes podem presenciar todo o processo de extração de fragrâncias das flores do Domaine de la Rose.

Partilhar