Maraya Concert Hall, o maior edifício espelhado do Mundo (DR)

Maraya Concert Hall, o maior edifício espelhado do Mundo (DR)

Hegra (DR)

Diriyah (DR)

Diriyah (DR)

Festival de balonismo de Tantora, em AlUla (DR)

O velho souk de Jeddah (DR)

O velho souq de Jeddah (DR)

Jeddah (DR)

Snorkelling no Mar Vermelho (DR)

Ilha Farasan (DR)

Riade (DR)

Em menos de cinco anos e com uma pandemia pelo meio, a Arábia Saudita conseguiu o feito de atingir os 100 milhões de turistas desde que abriu portas aos estrangeiros em viagens de lazer e descoberta.

Era 2019 quando o reino saudita anunciou um plano de modernização da economia para reduzir a dependência das receitas do petróleo. E uma das linhas era o turismo, incipiente no país para lá das peregrinações do mundo muçulmano a Meca. O pa+is estava fechado aos estrangeiros, que entravam apenas para negócios.

Chamou-lhe Visão 2030 e definiu, entre outras coisas, chegar a 2030 com um total de 100 milhões de entradas de turistas no país. As fortes campanhas de marketing, associadas à promoção de uma imagem mudada, muito pela alavanca do desporto (das estrelas de futebol ao ciclismo, passando pelo Dakar e pela F1), fizeram o milagre de antecipar o feito por sete anos. Novo desfio: chegar a 2030 com a meta de 150 milhões de turistas.

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo ministro do Turismo e Presidente da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, na ITB Berlim, a maior feira de turismo do Mundo, onde se quer promover como destino durante todo o ano.

“Esta conquista não é apenas um número, mas um testemunho do nosso compromisso inabalável, da capacidade de inspirar compromissos de investimento no setor do turismo e das colaborações feitas em todo o ecossistema do turismo saudita como um todo, o que nos impulsionou como um dos destinos mais dinâmicos do mundo”, disse Ahmed Al-Khateeb.

“O nosso objetivo é reforçar a posição da Arábia Saudita entre as dez principais nações do G20 para o turismo, como a principal escolha para turistas e investidores, uma potência global para o turismo”.

Segundo Fahd Hamidaddin, diretor executivo e membro do Conselho de Administração da Autoridade Saudita do Turismo, a Arábia Saudita recebeu em 2023 mais de 950 mil visitantes, um aumento de 65% face a 2022.

O país investiu mais de 800 mil milhões de dólares na indústria do turismo, 500 mil milhões dos quais no desenvolvimento de destinos.

Partilhar