Foto: Pixabay

O Nepal instituiu um novo conjunto de medidas para os aventureiros que todos os anos escalam o Monte Evereste.

Assim, a partir de agora os montanhistas ficam obrigados a usar rastreadores GPS, a removerem os seus excrementos em sacos biodegradáveis próprios para o efeito.

As regras entram em vigor já durante o mês de março, quando arrancar a temporada de escalada de primavera, que se prolonga até maio. E foram justificadas depois de no ano passado terem morrido 18 pessoas que tentavam subir o Evereste e de se ter verificado a existência de cada vez mais detritos humanos deixados ao longo da montanha.

“As nossas montanhas estão a ficar poluídas, assim como as nossas fontes de água”, disse Mingma Chiri Sherpa, presidente do município rural de Khumbu Pasang Lhamu.

Os rastreadores, anunciou o Departamento de Turismo do Nepal (DTN), poderão ser usados dentro dos casacos de neve e têm que possuir capacidade para detetar cada escalador a um mínimo de 20 metros.

“Em caso de acidente, a localização pode ser identificada com precisão”, explicou Rakesh Gurung, diretor de montanhismo do DTN.

O rápido crescimento da indústria da escalada criou uma concorrência feroz entre as empresas pelos negócios e também levantou receios de que algumas estejam a reduzir custos em termos de segurança.

O Nepal abriga oito dos 14 picos do Mundo com mais de 8000 metros e recebe centenas de aventureiros a cada temporada de escalada. na primavera, quando as temperaturas são amenas e os ventos normalmente calmos.

Só para esta temporada são esperados 400 alpinistas.

Partilhar