Foto: Pixabay

O Governo de Cabo Verde quer reservar 30% do seu espaço marítimo internacional para áreas protegidas.

“Estamos empenhados em proteger os recifes de coral e promover os oceanos de acordo com princípios de sustentabilidade e preservação ambiental”, comprometeu-se o ministro do Mar cabo-verdiano, Abraão Vicente.

Cabo Verde foi o país convidado do encontro internacional de Líderes Azuis, dedicado à proteção dos oceanos, que decorreu em Bruxelas, apresentando o trabalho realizado pelo país no âmbito da economia azul.

O ministro disse que o país vai fazer tudo para criar condições para que as suas águas sejam viveiros naturais e seguros para espécies pelágicas de grande porte.

Abraão Vicente reafirmou que Cabo Verde, como pequeno Estado insular, está “totalmente envolvido” na missão de proteger os mares.

E apresentou a experiência cabo-verdiana ao nível da economia azul, da pesca ao turismo, entre outras. e relação com princípios de sustentabilidade.

“Devido às mudanças climáticas, somos chamados para a ação, não por escolha, mas por necessidade. Somos confrontados com uma realidade onde a saúde do nosso planeta está em jogo, onde o destino das comunidades vulneráveis oscila à beira da incerteza”, apelou.

Cabo Verde tem cerca de mil quilómetros de costa e uma área marítima de responsabilidade nacional de 734.265 quilómetros quadrados.

Partilhar