Foto: Pixabay

O tráfego de passageiros no setor aéreo europeu voltou a aumentar e está a aproximar-se do nível registado antes da pandemia.

Segundo o Conselho Internacional de Aeroportos da Europa (ACI Europe), em janeiro, último mês com dados disponíveis, a subida média foi de 7%.

Os países onde se verificaram maiores subidas foram a Eslovénia (+29,8%), Chéquia (+28,9%), Malta (+22,6%), Polónia (+18,9%) e Hungria (+16,6%).

“A forte procura transatlântica e ao regresso gradual dos viajantes chineses”, justificou estes números, segundo a ACI Europe.

Londres-Heathrow continuou a ser o aeroporto europeu com mais tráfego aéreo, com um crescimento de 9,4%, seguido do aeroporto de Istambul, com apenas mais 8000 passageiros do que o aeroporto britânico (+6,4%) e de Paris-Charles De Gaulle (+2,2%).

Por seu lado, o aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas ultrapassou o de Amesterdão como quarto aeroporto com maior número de passageiros em janeiro, graças a um crescimento de 8,1% e à ligeira descida observada no aeroporto holandês, de 0,9%.

Na categoria seguinte, segundo a dimensão, os maiores aumentos de passageiros registaram-se nos aeroportos de Alicante (+20,6%) e Málaga (+20,1%), apenas ultrapassados por Praga (28,5%) e Varsóvia (+21,5%).

“Olhando para o futuro, espera-se que as condições macroeconómicas na União Europeia e no Reino Unido melhorem, em particular com novas quedas na inflação e com o crescimento dos salários reais”, considera Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI Europe.

“Juntamente com o facto de os consumidores darem prioridade às experiências e ao lazer, isto deverá suportar o crescimento contínuo da procura de voos”, acrescentou.

Partilhar