Foto: Cristina Quicler/AFP

O Museu Picasso, em Paris, que abriga a maior coleção mundial de obras do artista espanhol, reabriu esta terça-feira com uma exposição renovada e uma homenagem inédita à sua ex-companheira, a renomada pintora Françoise Gilot.

A nova coleção permanente apresentará uma nova seleção de 400 obras de Picasso espalhadas por 22 salas.

Os trabalhos foram extraídos de cerca de 200 mil itens armazenados nos arquivos do pintor, que incluem uma grande parte das duas mil pinturas e mais de 11 mil desenhos que completou durante a sua vida.

Uma secção chamada “Laboratório” destaca as inúmeras esculturas de Picasso, feitas de papelão, metal, madeira, caixas de charuto e tudo o mais que estivesse à mão, além de desenhos e pinturas relacionadas.

Outra secção centra-se no seu trabalho durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazi de Paris, incluindo a escultura “Homem com uma Ovelha”, que se tornou um símbolo de resistência.

Já outra sala foi inteiramente dedicada a Françoise Gilot, que morreu em junho de 2023 aos 101 anos e que morou com Pablo Picasso durante uma década, até 1953 – o casal teve dois filhos.

Gilot tem também obras expostas no Metropolitan Museum of Art e no MoMA de Nova Iorque.

Partilhar