O videógrafo norte-americano Brandon Li é cabeça de cartaz do ABVP Travel Fest 2024, que volta a reunir a paixão pela viagem em Guimarães, no próximo mês de maio.

Autor dos filmes “The Passion of Andaluzia” e “Morocco Arise” (que lhe valeu o Grande Prémio do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Brandon Li é um dos mais conceituados videógrafos de viagem internacionais. E estará em Guimarães para falar sobre storytelling improvisado na edição de 2024 do ABVP Travel Fest 2024.

Marcado para os dias 11 e 12 de maio, o festival promovido pela Associação de Bloggers de Viagem Portugueses – ABVP, volta ao histórico Teatro Jordão, onde já esteve em 2023, numa edição dedicada à sustentabilidade ambiental e aos problemas levantados pelo excesso de turismo.

Desta feita, o encontro abordará o turismo de base comunitária, as suas vantagens e desafios.

A indiana Shivya Nath, premiada escritora de viagens e defensora do turismo como força para o bem, explicará “Como a narrativa de viagens pode capacitar as comunidades locais”, enquanto a brasileira Cris Marques (Raízes do Mundo) abordará o “Turismo de Base Comunitária: o Poder das Viagens para Mudar Lugares”.

O espanhol Joan Torres, autor do blogue Against the Compass, falará de “destinos extremos” e o galego Vicente Fraga viajará para dentro de casa, com histórias da sua relação com as gentes mais isoladas da sua própria comunidade.

Portugal estará representado por Bernardo Conde, fotógrafo e ideólogo do festival Exodus Aveiro Fest que explorará a temática “Viajar com Propósito: Transformar Vidas em Madagáscar”, e pelo etnógrafo Vítor Silva, o EthnoPoet de Guimarães, que nos levará numa “Jornada à Etnosfera” com “histórias de luta, esperança e aprendizagem desde os Himalaias”, onde vive atualmente, “à Amazónia”, onde passou quase um ano com uma tribo afastada da civilização.

“Vamos manter a aposta na divulgação de documentários com impacto e que façam as pessoas refletir. Continuaremos a promover o debate em torno de assuntos de extrema importância, como é o caso do turismo de base comunitária, pilar fundamental na sustentabilidade socioambiental dos territórios”, diz Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue de viagens Alma de Viajante.

Para Rui Barbosa Batista, vice-presidente da ABVP e autor do blogue Born Freee, “ter em Portugal Brandon Li, mundialmente conhecido na sua arte, é um raro privilégio que os entusiastas do vídeo e das viagens não devem desperdiçar”.

Os bilhetes – 30 euros a 40 euros para o público em geral para os dois dias de palestras e visitas gratuitas do património vimaranense, incluindo o castelo e o Paço dos Duques, no dia 10 – preço válido até ao fim do mês de março – podem ser adquiridos no site da .ABVP

Partilhar