OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dez cidades alemãs preparam-se para acolher o EURO 2024, de 14 de junho a 14 de julho, e aproveitar para se mostrar ao Mundo, no ano em que se cumprem 35 anos sobre a queda do Muro de Berlim.

Fortalecido com o crescimento da Alemanha como destino procurado pelos turistas, o Turismo da Alemanha quer aproveitar a realização do maior evento desportivo da Europa para atrair mais turistas a dez das suas cidades.

E conta com os portugueses, mercado que bateu recordes em 2023 e cresceu 5% face ao ano pré-pandemia, 2019, atingindo 544.135 dormidas.

Berlim, Munique, Frankfurt, Estugarda, Colónia, Düsseldorf, Hamburgo, Dortmund, Gelsenkirchen e Leipzig serão as cidades palco do campeonato, com cerimónia de abertura em Munique e final em Berlim. Mas, numa primeira fase, Portugal só passará pelas três últimas, ficando a Seleção portuguesa instalada no Sporthotel Klosterpforte, em Harsewinkel (Renânia do Norte-Vestefália).

É destas três que falaremos agora, preparadas que estão para receber mais turistas portugueses.

Lago Cospuden, em Leipzig (Philipp Kirschner / Leipzig Tourismus und Marketing GmbH)

Leipzig

É na cidade natal de Johann Sebastian Bach que as Quinas têm marcada a sua primeira partida, no dia 18 de junho, no Leipzig Stadion, onde defrontará a República Checa.

É assim, um destino que se visita sob o signo da música, do museu de Bach (músico que viria a dirigir o Coro masculino de S. Tomás, com 812 anos e referência internacional), à Ópera é uma instituição de renome mundial, passando pelos concertos gratuitos da famosa Orquestra Gewandhaus, nos dias 22 e 23 de junho, no parque Rosental.

A antiga fábrica de algodão Spinnerei, hoje espaço cultural, e a Igreja de São Nicolau, onde se realizaram encontros que desembocariam numa grande manifestação a 9 de outubro de 1989, um mês antes da queda do Muro de Berlim, são outros pontos de interesse na cidade.

Nos arredores de Leipzig, duas dezenas de lagos oferecem a descansos balneares e é imperdível o castelo medieval de Kriebstein, erguido numa rocha íngreme sobre o rio Zschopau.

A menos de uma hora de Leipzig fica Dessau e dois sítios classificados Património Mundial pela UNESCO: o Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz, primeiro jardim paisagístico inglês da Europa continental, cujos espaços verdes, lagos e castelos ocupam 140 quilómetros quadrados; e a rota dos edifícios Bauhaus, a mais importante escola de design e arquitetura do século XX.

Leipzig fica a 240 quilómetros de carro, autocarro ou comboio de Berlim, para onde há voos diretos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal para o Aeroporto Berlim-Brandemburgo (BER).

Gelsenkirchen

No dia 20 de junho, é a vez de Portugal na Arena AufSchalke, com uma equipa ainda a definir, e de os adeptos aproveitar para conhecer uma cidade que respira futebol – o FC Schalke 04 foi fundado em 1904 e é um dos maiores do Mundo, com 170 mil sócios.

Gelsenkirchen cresceu com a indústria do carvão, tendo a última mina encerrado em 2000. Ao longo do tempo, viu os espaços industriais converter-se em parques e dedicados à cultura, como o Nordsternpark.

A mina de carvão de Zollverein, em Essen (Francesco Carovillano)
A piscina de Zollverein, em Essen, (Jochen Tack)

Essa é, aliás, uma característica de toda a região do rio Ruhr, que conta com 200 museus, 100 centros culturais, 100 salas de espetáculos, 120 teatros, 250 festivais e cerca de 3500 monumentos industriais…

Destacam-se o Gasómetro de Oberhausen, um reservatório de gás com 117 metros de altura que é sala de exposições e local de espetáculos, e o Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein, em Essen, que alberga museus, exposições, concertos, espaços verdes e até uma piscina exterior que é também uma obra de arte. O lugar foi classificado Património Mundial pela UNESCO em 2001.

Outras visitas a não perder na região incluem a bonita cidade de Münster e o Castelo de Nordkirchen, conhecido como a “Versailles de Vestefália”.

Gelsenkirchen fica a 50 quilómetros do aeroporto de Düsseldorf (DUS), para onde se voa diretamente de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

O Castelo Nordkirchen, em Münster, perto de Dortmund (Francesco Carovillano)

Dortmund

Por fim, o BVB Stadion Dortmund recebe Portugal e a Turquia no dia 22 de junho, numa cidade que é considerada o coração cultural da região do Ruhr.

Até há 50 anos, Dortmund era conhecida pelo carvão, pelo aço e pela cerveja. Hoje, é um importante centro tecnológico e alberga o Museu do Futebol Alemão, um dos organizadores do festival de cultura do futebol “Spielräume”, que decorre de 11 de abril a 14 de julho.

Muito próximo, o Parque Natural Sauerland Rothaargebirge é um paraíso de caminhadas e a cidade de Wuppertal merece ser visitada pela arquitetura e pelo seu mais famoso marco: o único monocarril suspenso do mundo, inaugurado em 1901.

A cerca de uma hora de Dortmund, Colónia e a sua catedral Património UNESCO é um desvio interessante.

Dortmund fica a 70 quilómetros do aeroporto de Düsseldorf (DUS), com conexões diretas com Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

O de Wuppertal, perto de Dortmund (Francesco Carovillano)

Partilhar