InicioNotíciasEstes alimentos são ideais para combater o jet lag
Estes alimentos são ideais para combater o jet lag
Banana: Fonte de potássio e magnésio, nutrientes que funcionam como relaxantes musculares. Contêm aminoácido que se transforma em serotonina, um neurotransmissor que contribui para ficarmos mais tranquilos, e posteriormente em melatonina, um químico que origina sonolência. Leva cerca de uma hora a fazer efeito.
Ovos: Alimentos com muita proteína dão sono e combatem a azia. Dica para um petisco antes de dormir: duas fatias de queijo, um ovo cozido e fruta fresca.
Amêndoas: Têm proteína e magnésio, bom para dar sono e relaxar os músculos.
Leite: Um copo dele, morno, ajuda a ter bons sonhos. É quase um sedativo, além de boa fonte de cálcio, que ajuda a regular a produção de melatonina.
Cerejas: É uma das poucas fontes naturais de melatonina. Ideal antes de ir para a cama.
Aveia: Cálcio, magnésio, fósforo e potássio estão presentes e são nutrientes que provocam sono.
Café: Sem dúvida, mas cuidado com o excesso de cafeína. Chocolate, pastilhas e determinada medicação também podem manter o corpo desperto, mas tudo depende do metabolismo de cada pessoa.
Gorduras: Um hambúrguer com batatas fritas pode deixar a pessoa cansada, mas é apenas no início, porque o oxigénio não chega tão facilmente ao cérebro. Depois funciona como despertador, já que a digestão é difícil.
Bebidas alcoólicas: Em excesso podem provocar sensações de euforia e afastar o joão-pestana. Contudo, beba com moderação para que não provoque o efeito contrário – o do apagão.
A fruta e outros alimentos selecionados podem ser a solução para o problema do jet lag, a má sensação quando se saltam vários fusos horários. Um estudo de investigadores japoneses divulgado na publicação Cell Reports refere que aquilo que comemos afeta o nosso relógio biológico e determina quando temos sono ou estamos mais acordados.