Publicidade Continue a leitura a seguir

O mundo visto pelos nossos fotógrafos

Adelino Meireles Nasceu no Porto em 1967. Vive na Maia. Passou pelo Público, Tal & Qual, Jornal de Letras, 24 Horas e Visão e fez trabalhos para as agências Reuters e AP. Editor de fotografia do Jornal de Notícias desde 2000, é agora editor executivo da Global Imagens. Em 2002 recebeu o Prémio de Reportagem da Fuji Portugal. (Foto na Polónia)
Polónia
Artur Machado Nasceu no Porto em 1972. Começou a trabalhar no Jornal de Notícias em 1998 e atualmente é fotógrafo da agência Global Imagens. Recebeu menções honrosas em prémios de fotojornalismo da Fuji e da Visão e este ano foi o vencedor da categoria «Artes e Espetáculos» no concurso de Fotojornalismo Estação da Imagem/Mora 2011. (Foto no Nepal)
Nepal.
Nepal.
Nepal.
Leonel de Castro Nasceu na República Federal da Alemanha em 1973 e vive no Porto desde 1992. Licenciado em Comunicação Social, completou depois o curso de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto. Está no Jornal de Notícias desde 1996 e em fevereiro entrou para a Global Imagens. É professor no Instituto Português de Fotografia e na Escola Superior Artística do Porto. Entre outros prémios, recebeu o de Fotojornalismo Visão, Fuji Portugal e Estação da Imagem/Mora. É autor do livro Pare, Escute, Olhe e coautor de Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa. (Foto na Líbia)
Líbia.
Líbia.
São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe.
Pedro Correia Nasceu em 1977, no Porto. Cursou Fotografia na Escola Superior Artística da mesma cidade, e em 2000 começou a publicar trabalhos no Jornal de Notícias. No ano 2003 conquistou o primeiro lugar na categoria de Desporto no concurso de fotojornalismo Visão/BES e em 2006 ganhou o Grande Prémio dessa competição. É fotógrafo da Global Imagens desde 2010. (Foto no Afeganistão)
Reinaldo Rodrigues Nasceu em 1974, em Lisboa, onde concluiu os estudos de fotografia no Ar.CO. Até 1999 trabalhou em fotografia industrial e publicitária. Fotografou para diversos meios de comunicação portugueses e estrangeiros até 2004, quando se tornou editor de fotografia da Notícias Magazine. Ocupou diversos cargos na estrutura da Controlinveste e é atualmente editor executivo da Global Imagens. (Foto nos EUA)
Rui Oliveira Nasceu no Porto, onde vive, em 1982. Trabalhou no Correio da Manhã e colabora regularmente com a Whisper Magazine. Já expôs em Lisboa, Rio de Janeiro e Brasília. No ano passado conquistou o segundo lugar na categoria de reportagem dos Prémios Ibéricos de Imprensa ÑH. (Foto em Londres)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Olhos que veem e coração que sente

A Global Imagens é uma agência que se dedica ao fotojornalismo. Foi fundada em Fevereiro de 2009 a partir dos departamentos de fotografia do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo, 24 Horas e Notícias Magazine. Criou-se assim uma redação com 28 repórteres fotográficos capacitados para produzir todos os géneros de trabalhos jornalísticos: reportagem, entrevista, desporto, moda, vida social, produções em estúdio, viagens e composição artística.

A agência, inicialmente, foi mandatada para satisfazer as necessidades internas do grupo Global Notícias – que neste momento abrangem, para além dos jornais e sites de informação fundadores, as revistas Volta ao Mundo e Evasões, os jornais Açoriano Oriental, Diário de Notícias da Madeira e Jornal do Fundão e ainda os sites da TSF e Dinheiro Vivo. Em breve abrirá a sua atividade ao mercado em geral, pois tem para oferta uma força de trabalho qualificada sem ímpar em Portugal: todos os meses a Global Imagens cobre fotograficamente mais de 950 eventos noticiosos, em Portugal e no estrangeiro, disponibilizando para os seus clientes mais de 4500 fotografias que espelham a realidade noticiosa de atualidade e magazinesca que realmente interessa aos leitores portugueses.

Dos vários prémios ganhos nestes dois anos pelos profissionais da Global Imagens destaca-se, já em 2011, o galardão mais relevante na área do fotojornalismo em Portugal: o Prémio Gazeta, atribuído a uma foto do repórter Rodrigo Cabrita.

«Olhos que não veem coração que não sente» é o lema que adotámos para explicar a necessidade do nosso trabalho: é que os nossos profissionais sabem ver para lá do olhar comum e sentem a vida que retratam com enorme coração. Este facto fica demonstrado, deslumbrantemente, com esta edição da revista Volta ao Mundo.

Veja as fotos e conheça os nossos fotógrafos na fotogaleria acima.

Texto de Pedro Tadeu, Diretor da Global Imagens

Portfólio publicado na edição 205 da revista Volta ao Mundo.