Foto: Pixabay

Grandes áreas do centro de Paris irão estar vedadas à circulação uma semana antes do início dos próximos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto.

Na semana que antecede a cerimónia de abertura, a polícia estabelecerá uma vasta zona antiterrorismo, que se estenderá ao longo de todo o rio Sena.

Qualquer pessoa que queira entrar naquele perímetro, incluindo trabalhadores ou turistas com reserva de hotel ou apartamento, terá de se registar previamente num site do Governo para obter um código QR.

A página online de registo estará disponível apenas a partir de 10 de maio.

O sistema de metro, esse, continuará ativo mas com inúmeras restrições. Cerca de 15 estações vão encerrar.

“Os parisienses terão cinco formas de atravessar a cidade durante a semana de preparação para a cerimónia de abertura: uma ponte para pedestres e quatro pontes abertas a pedestres e ao tráfego”, explicou o ministro francês do Interior, Gerald Darmanin.

A zona de alta segurança diminuirá após a cerimónia de abertura para áreas nas imediações dos recintos desportivos, que estão espalhados pela capital gaulesa.

Para o evento que marca o arranque dos Jogos Olímpicos são esperados 326 mil espetadores com bilhete, enquanto outros 200 mil assistirão em casas com vista para o Sena ou em barcos residenciais no rio.

Partilhar