Dez anos após o lançamento do projeto, o Museu Louvre Abu Dhabi abrirá as portas a 11 de novembro nos Emirados Árabes Unidos, anunciou hoje a ministra da Cultura francesa.
«A França orgulha-se de contribuir com este museu para os Emirados Árabes Unidos», acrescentou Françoise Nyssen em conferência de imprensa em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A responsável sublinhou que este museu, desenhado pelo arquiteto Jean Nouvel, foi a «resposta conjunta» de Paris e Abu Dhabi, num momento em que a «cultura está sob ataque».
O presidente do Louvre em Paris, Jean-Luc Martinez, destacou o «caráter universal» do Museu de Abu Dhabi, o primeiro do género no mundo árabe, elogiando a «colaboração sem precedentes entre os dois países».
Por seu turno, o ministro da Cultura dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Nahyan bin Mubarak al-Nahyan, destacou o orgulho que o seu país tem em acolher um museu universal.
«Como o Louvre é a joia da coroa de Paris, o Louvre Abu Dhabi está destinado a ter tal distinção”, disse.
O projeto nasceu de um acordo intergovernamental assinado em 2007 entre Paris e Abu Dhabi. O acordo terá uma duração de 30 anos e prevê, entre outros, que a França empreste obras de arte e organize exposições temporárias.
Lusa