Publicidade Continue a leitura a seguir

Fotografar a Torre Eiffel pode dar multa

Conheça 13 factos sobre a Torre Eiffel que provavelmente desconhece, nas imagens seguintes.
1. A Torre Eiffel foi construída em dois anos, dois meses e cinco dias - um record para aquela altura. Foi terminada oficialmente no dia 31 de março de 1889.
2. O monumento deveria durar apenas 20 anos. Gustave Eiffel construiu-o especificamente para celebrar o 100º aniversário da Revolução Francesa.
3. A sua cor original não era o castanho cobre. Em 1889, a Torre Eiffel foi pintada de amarelo. Posteriormente, entre 1954 e 1961, esteve pintada de castanho avermelhado. Só depois foi pintada com a cor atual, que previne a ferrugem.
4. No fim dos anos 20 e início dos anos 30 do século passado, a Torre foi usada para publicidade, tendo funcionado como um outdoor - três dos seus lados mostravam anúncios de carros da Citroën.
5. Os franceses não gostavam do monumento. Aliás, vários artistas e arquitetos assinaram uma petição como forma de protesto durante a sua construção. Chamavam-lhe «monstruosa» e «inútil».
6. Teve um grande papel na Primeira Guerra Mundial, durante a Batalha do Marne, em 1914. Do cimo da Torre, enviavam-se sinais para dirigir as tropas francesas para as linhas da frente.
7. A Torre Eiffell encolhe. É mesmo verdade - há medições que o comprovam. No inverno, é alguns centímetros mais baixa.
8. É o monumento (com entrada paga) mais visitado do mundo. Recebe cerca de sete milhões de visitantes por ano.
9. Todas as noites, de hora a hora, a Torre Eiffel ilumina-se e brilha durante cinco minutos, enquanto um foco de luz se projeta por Paris. O melhor lugar para ver o espetáculo de luzes é na praça do Trocadero.
10. O segundo andar funcionou como estação meteorológica, antena de telegrafia, laboratório de aerodinâmica e, durante a Primeira Guerra Mundial, como um posto de escuta das rádios transmissoras. Foram captadas mensagens que permitiram algumas vitórias francesas.
11. Quando Gustave Eiffel desenhou o monumento, incluiu um apartamento secreto para ele, mesmo no topo da torre. Vários franceses ofereceram-lhe quantias exorbitantes para passar uma noite na penthouse mais exclusiva da capital, mas Gustave rejeitou sempre.
12. A Torre Eiffel é pintada a cada sete anos, e são necessárias cerca de 60 toneladas de tinta.
13. Foram gravados 72 nomes de figuras ilustres na Torre Eiffel. São nomes de cientistas, matemáticos, engenheiros, militares, físicos e políticos franceses. Cada lado do monumento apresenta 18 nomes.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Paris é considerada a «Cidade das Luzes» e tirar uma fotografia da Torre Eiffel iluminada é algo quase obrigatório. Mas na sua próxima visita, é melhor pensar duas vezes antes de o fazer.

A verdade – apesar de ser desconhecida da maioria das pessoas – é que fotografar o monumento mais icónico de Paris à noite é ilegal. A razão? Ainda tem direitos de autor.

De acordo com a lei europeia de direitos de autor, os monumentos como a Torre Eiffel estão protegidos durante a vida útil do seu criador – e durante mais 70 anos. Mas se Gustav Eiffel morreu em 1923, em 1993 a Torre não teria passado para o domínio público? Sim, mas as luzes instaladas por Pierre Bideau acenderam pela primeira vez apenas em 1985, o que significa que as fotografias e vídeos tirados à noite e que mostram o espetáculo das luzes ainda estão protegidos pela lei.

Segundo a Société d’Exploitation de la Tour Eiffel (SETE), empresa encarregue do edifício, aqueles que desejam publicar uma fotografia precisam de pedir permissão, pagar os direitos de autor e depois creditar o artista de forma adequada. Caso contrário, correm o risco de ser multados.

No entanto, a lei destina-se principalmente ao uso comercial. Os turistas que quiserem partilhar uma imagem da Torre Eiffel provavelmente não sofrerão grandes consequências. Ainda assim, o jornal The Sun cita o site de verificação de factos Snopes, que afirma que as fotografias publicadas nas redes sociais também podem contar como distribuição pública. Por isso, aqueles que não quiserem correr esse risco podem escrever na legenda «SETE – Iluminações Pierre Bideau».

Tirar fotografias a partir do topo da torre não coloca qualquer problema. No site do monumento pode ler-se: «As vistas a partir da Torre Eiffel são livres de direitos».


Veja também:
15 experiências em Paris fora do normal
Paris das luzes e do romance