Publicidade Continue a leitura a seguir

Fnac lança concurso para identificar novo talento da fotografia

Conheça 10 das melhores máquinas fotográficas para levar em viagem, nos slides seguintes.
1. Fujifilm X-T2 A X-T2 ultrapassa a sua antecessora X-T1 e a sua irmã, a X-Pro2. As câmaras têm um funcionamento muito simples, sem precisar de grande prática. A X-T2, em particular, tem um sensor com 24 megapíxeis muito equilibrado. Não se deixe enganar pelo seu design retro, no seu interior a tecnologia está a par das mais avançadas do mercado.
2. Olympus OM-D E-M1 Mark II Foi lançada no mercado no início de dezembro e já recebe elogios pelas inovações que apresenta: a focagem é rápida e mais importante é o modo sequencial com uns fantásticos 15 frames por segundo com o obturador mecânico. Esta Olympus permite focar rápido e com precisão tudo o que se pretenda fotografar.
3. Sony a7R II A série Sony a7 ajudou a impulsionar o desenvolvimento das mirrorless-cameras. São poucas as câmaras sem espelho que podem competir diretamente com as DSLRs topo de gama, e a a7R II é uma delas. Tem um sensor retroiluminado de 42.4 megapíxeis com uma resolução excepcional. Não há muitas câmaras sem serem médio formato que tenham tantos píxeis no seu sensor. Desde que consiga suportar o seu custo, esta câmara não o vai desapontar.
4. Panasonic Lumix DMC-GX8 Durante anos, as câmaras da série G da Panasonic têm sido populares entre os entusiastas e profissionais como câmaras de backup, e a GX8 não é exceção. Ainda partilha o leque alargado de lentes criadas para o sistema micro quatro terços. O visor electrónico articulado é um apontamento muito bem pensado, pode ser usado nos normais 90 graus, nos 45 graus ou totalmente na vertical, sendo muito útil para fotografar em ângulos mais baixos ou no modo de video no qual esta câmara é excelente.
5. Fujifilm X100T (ou X100S) A X100F e a sua irmã mais velha, a X100, gerou uma espécie de culto à sua volta com toda a legitimidade. Estas câmaras ajudaram a reintroduzir a popularidade das câmaras estilo range finder. Partilham um excelente sensor e os modos de simulação de filme da Fujifilm. Apesar de usarem lentes fixas são óptimas para fotografia de viagem discreta. Estas câmaras são muito potentes nas mãos de aventureiros apaixonados por fotografia.
6. Panasonic Lumix G85 4K Esta câmara compacta traz uma série de recursos, muitos dos quais não são frequentemente encontrados em câmaras deste tamanho. A sua resistência aos elementos permite fotografar em praticamente qualquer ambiente. Ao perder alguns megapíxeis em relação à GX8, o seu preço mais baixo, resistência, formato da pega e formato semelhante a uma DSLR fazem-na perfeita para fotografar em movimento, em cenários de aventura.
7. Olympus TG-4 A maioria dos fabricantes de máquinas fotográficas produzem pelo menos uma câmara de bolso, robusta, à prova de água, pronta a disparar câmara que funciona bem; No entanto, a Olympus continuou a desenvolver o seu pedigree de câmaras sólidas e robusta. Esta tem a capacidade de gravar ficheiros RAW, o que a torna a primeira «rugged» câmara a suportar fotografias em RAW. Pode ser usada até 15 metros debaixo de água, em ambientes de frio ou poeira extremos.
8. SONY a6500 Esta versão da venerável série a6000 vem com um conjunto de novas funcionalidades que ajuda a elevar ainda mais o patamar. Estas funcionalidades incluem um autofoco com uns incríveis 425 pontos deteção de fase e uma reserva de memória entre a câmara e o cartão para fotografar em modo continuo.
9. SONY RX100V A RX100 V continua a linha premium de câmaras de bolso da Sony que continua a impressionar. Esta nova versão vem comuns incríveis 425 pontos deteção de fase, aumento de velocidade em modo continuo, e melhor qualidade de video em 4K. Esta câmara vem com uma série de funcionalidades reservadas à gama mais alta.
10. Nikon coolpix p900 Uma das câmaras mais em conta de toda a lista é a que, por acaso, tem características melhores. Esta câmara all-in-one com lente incorporada tem um zoom 83X ou o equivalente a 24mm - 2000mm. A câmara tem também um sistema de estabilização muito útil que ajuda o fotógrafo a usar estas distâncias focais longas sem apoio. Com esta câmara poderá conseguir fotos de viagens detalhadas tiradas a distâncias que outras câmaras não conseguiriam capturar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Fnac está à procura de um fotógrafo jovem, que se distinga pela originalidade, excelência técnica, coerência e capacidade narrativa.

«O Novo Talento Fnac Fotografia é um programa que muito nos orgulha e que conta já com 15 edições. Durante todos estes anos tivemos o privilégio de contactar com centenas de jovens artistas, muito talentosos e de diferentes estilos, que tiveram a oportunidade de dar a conhecer os seus trabalhos. Convidamos todos os artistas nacionais a participar na edição de 2017», reforça, no comunicado, Inês Condeço, diretora de comunicação da Fnac.

O vencedor do concurso receberá uma máquina fotográfica, um curso de fotografia até um ano no Instituto Português de Fotografia e uma assinatura anual da revista O Mundo da Fotografia. Os trabalhos do artista serão ainda expostos nos Fóruns Fnac durante um período mínimo de um ano.

Esta iniciativa destina-se a artistas nacionais com mais de 18 anos que apresentem um portfólio de fotografias originais, nunca antes submetidas a concurso. Os candidatos podem inscrever-se, até 17 de novembro, gratuitamente numa das 27 lojas Fnac existentes no país ou através do site culturafnac.pt.

O vencedor será anunciado a 17 de janeiro de 2018, numa cerimónia de entrega de prémios, que contará com a presença do júri do concurso: Augusto Brázio (Fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia), Mário Cruz (fotojornalista e vencedor do World Press Photo 2016, categoria Assuntos Contemporâneos) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público).

Fotografia de Jakob Owens – Unspalsh

Veja também:
While Away: a exposição de fotografia de jovens portugueses a viajar pelo mundo
Ideias originais para organizar as fotos depois de uma viagem