Confirme sempre o que está disponível na sua reserva de hotel, porque nem todos oferecem as mesmas condições. Às vezes o ótimo preço que encontrou para umas noites pode ter o seu inconveniente. Chegar e não ter a pasta de dentes que não teve tempo de comprar, não haver ferro de engomar ou secador de cabelo, entre outros extras.
A política de bagagem está constantemente a ser alterada. Sejam as dimensões, as taxas cobradas, o que se pode ou não levar, o peso autorizado, a mala extra. Não se esqueça de ler e atenção que as restrições mudam de uma para outra companhia aérea. O erro, normalmente, acontece naquela em que mais vezes costuma voar.
Conseguir fazer o check-in em cima da hora e despachar a mala de porão, não significa que esteja totalmente safo. Pelo menos embarcar vai conseguir, mas para a mala chegar ao avião é preciso tempo e passar por várias etapas. Dica: chegue com tempo ao aeroporto.
Conseguir arrumar tudo o que quer levar na mala com as dimensões certas pode ter o seu problema: o peso. Assim que exceder os limites, a companhia aérea vai cobrar uma taxa (mais uma despesa e ainda não descolou). Dica: utilize a balança que tem em casa para não ir ao engano.
Há muita gente que já se riu por não lhe terem chamado à atenção, passando com frascos de líquidos acima do limite permitido. Mas não faça isso muitas vezes. Primeiro porque se detetarem que está escondido no fundo da mala, vai ter que desarrumar e tirar tudo para fora. Ah, e vão ficar com o seu perfume preferido de 80 euros.
Até pode viajar imensas vezes e já estar habituado a guardar tudo o que vai precisar. Mas mantenha o ritual de fazer a lista para não ter uma surpresa. Esquecer-se do carregador do telemóvel, da escova de dentes, das meias...
Tão importante como fazer a lista do que tem que levar, é guardá-la consigo. Todos sabemos como é voltar a fechar a mala no fim da viagem. Tendo consigo a lista é mais fácil verificar que guardou tudo e não ficar preocupado por se ter esquecido de alguma coisa.
Por questões de segurança, todos os líquidos devem ser transportados num único saco de plástico, transparente e re-selável, com as medidas máximas de 20cm x 20cm e capacidade total até 1 litro. Se não for assim pode contar pode serem confiscados ou ter que prestar explicações. Também pode acontecer com a pressão algum frasco rebentar e entornar nas suas roupas.
Há companhias aéreas que por vezes não controlam todos os centímetros da bagagem de mão. E quando há quem passe com uma maior do que é permitido, o problema vai ser lá dentro: conseguir fechar o compartimento com todo aquele volume. Certifique-se que a sua mala tem as medidas certas naquela companhia aérea.
Pois é, um dos principais erros que muita gente comete. Pode haver uma mala igual à sua e não vai querer chegar ao hotel e ter levado a errada. Lembre-se também, como vai ser se perder a mala: como é que alguém vai ligar para o dono? Dica: identifique a bagagem tanto por fora, como com uma etiqueta no interior.