Publicidade Continue a leitura a seguir

15 city breaks na Europa para fugir aos principais destinos

Conheça 15 city breaks na Europa para ir em 2018, nas imagens seguintes.
1.Liverpool, Reino Unido Liverpool é conhecida principalmente pelo futebol e pelos Beatles, mas o que não sabe é que a cidade tem seis lugares considerados Património pela UNESCO. Ande para trás no tempo na Chinatown mais antiga do mundo e nos bairros de Canning e RopeWalks. Saiba mais sobre a história do comércio da cidade no Museu Marítimo de Merseyside, e solte o fã que há em si no Museu The Beatles Story. Assista a um jogo de futebol no Anfield Stadium, um espetáculo no Liverpool Empire Theatre e uma performance no Royal Liverpool Philharmonic.
2. Budapeste, Hungria A capital húngara, localizada nas margens do Danúbio, oferece um curso intensivo de arquitetura através dos seus monumentos. Os edifícios barrocos, neoclássicos e art deco erguem-se nas suas famosas ruas, com muitos cafés e restaurantes entre eles. Vá até ao palácio real e parta depois para a Casa do Terror, antiga sede da polícia secreta húngara.
3. Turim, Itália Turim foi a primeira capital de Itália. É também o lar do famoso Sudário (o lenço de linho que tem a imagem de um homem crucificado que se acredita ser Jesus). É também a cidade da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino), da Nutella e dos grandes do cinema italiano. Explore a história do cinema italiano no Museu Nacional de Cinema, que fica no impressionante edifício Mole Antonelliana. Se gostar de automóveis vintage, pare no Museo dell'Automobile. Finalmente, jante no Quadrilatero Romano, faça compras na Via Garibaldi e tire fotos na Galleria Subalpina.
4. Cluj-Napoca, Roménia Cidade milenar cercada por colinas, Cluj-Napoca aproveitou o seu isolamento nas montanhas para criar uma atmosfera rica e boémia. Festivais de música, bares que estão abertos toda a noite e uma variedade de cafés estão prontos para receber os visitantes. Comece na Union Square, visite a Igreja de São Miguel e o Banffy Palace, relaxe no pitoresco Jardim Botânico e Central Park, e passeie pelas casas camponesas tradicionais no Museu de Etnografia Transilvânia ao ar livre. Não deixe de visitar o Cemitério Hajongard.
5. Gotemburgo, Suécia Uma cidade portuária encantadora, Gotemburgo tem muita diversão para aproveitar. Até há um Museu Volvo. Visite a fortaleza de Skansen Kronan, no topo da colina, para conhecer a história militar e para comer um gelado. Depois, vá até ao bairro de Haga para conhecer as casas de madeira pitorescas. Descanse no amplo parque Slottsskogen. Quem gosta de diversão e emoção deve visitar o parque de diversões de Liseberg, enquanto os amantes de cultura podem desfrutar de uma noite na moderna Ópera de Gotemburgo.
6. Hamburgo, Alemanha Conhecida como a «porta de entrada para o mundo», a cidade portuária de Hamburgo é uma maravilha marítima. As águas do Lago Alster - uma das principais atrações de Hamburgo - e do rio Elba chamam a atenção de qualquer um. Mas há muito mais para ver nesta cidade. Explore a rua de Mönckebergstraße, onde fica a Rathaus (câmara municipal), e o mercado Rathausmarkt. Conheça um pouco da história em Speicherstadt, o maior bairro de armazéns do mundo, localizado no porto. Dê um salto à impressionante exibição de modelos ferroviários na Miniatur Wunderland e festeje a noite toda em Reeperbahn, um bairro mundialmente famoso. Os amantes de cultura podem desfrutar da música clássica na sala de concertos de Elbphilharmonie.
7. Valência, Espanha Situada na costa mediterrânica, Valência tem uma média de 300 dias de sol, sendo um destino perfeito para visitar durante todo o ano. Suba à Catedral de Valência, onde está o Santo Graal (cálice que se acredita ter sido usado por Jesus Cristo na última ceia). Entre os pontos turísticos estão os Jardines del Turia - um antigo leito do rio transformado num grande parque urbano - a futurista Cidade das Artes e Ciências e as praias pitorescas. Explore as boutiques do Barrio del Carme, faça compras na Mercat Central e visite as Torres de Quart, parte da muralha da cidade velha.
8. Toulouse, França Construído a partir de uma pedra cor-de-rosa única, Toulouse - conhecida como a «cidade cor-de-rosa», é relativamente pequena, por isso é perfeita para explorar a pé. Admire as mansões que sobraram do seu auge enquanto cidade - particularmente o Hôtel d'Assézat. Explore o pátio do deslumbrante Capitole, depois passeie pela Pont Neuf, a ponte do século XV que atravessa o rio Garonne. Também é possível fazer um passeio de barco. Faça uma viagem ao passado na Igreja dos Jacobinos, construída em 1230, e outra ao presente, no museu de arte moderna e contemporânea Les Abattoirs.
9.Braga, Portugal Braga, conhecida no estrangeiro como a «Roma Portuguesa», é uma cidade repleta de história, com catedrais deslumbrantes, incluindo a Sé de Braga do século XII e a Capela Árvore da Vida, toda em madeira. Mas, apesar de ser um local histórico, é também muito jovem e animado. Lojas e cafés encantadores são os lugares escolhidos por muitos estudantes, e as ruas estreitas ganham vida à noite quando os bares abrem. Não deixe de ir ao Bom Jesus do Monte, que fica a cerca de cinco quilómetros do centro de Braga.
10. Zagreb, Croácia Nos últimos anos, a minúscula capital da Croácia foi promovida de local de paragem a um destino que merece visita. É uma encantadora metrópole com telhados vermelhos, localizada nas margens do rio Sava, e que tem ruas estreitas, pequenas lojas e cafés cheios de música. As principais atividades ocorrem entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Pare no Portão da Cidade Velha, passe pela rua da Strossmayer Promenade e tire algumas fotos ao pé da antiga Igreja de São Marcos, com o seu famoso telhado de mosaicos. Existem museus para conhecer, além dos lagos Jarun e Bundek, que também merecem visita.
11. Lausanne, Suíça Situada nas margens do Lago de Genebra, Lausanne é uma cidade descontraído mas cosmopolita. Vá até à cidade velha medieval, onde fica uma impressionante catedral gótica e becos estreitos repletos de cafés, chocolaterias e boutiques. Na zona de Flon, ficam os bares e as galerias. Explore uma variedade de museus, incluindo o Brut, o MUDAC e o Hermitage. Muitos são gratuitos no primeiro sábado do mês. Aproveite as vistas para o lago de Ouchy, ou reserve um passeio de barco. Se tiver tempo, explore a Floresta Sauvabelin, onde há um jardim zoológico e uma torre de observação.
12. Vilnius, Lituânia Vilnius, um refúgio no Báltico bastante acessível, é acolhedora, onde a atualidade convive com o espírito medieval da cidade. Suba até ao Castelo, desde a Praça da Catedral ou através do seu encantador funicular. Os criativos vão adroar a Rua dos Escritores e o Bairro de Užupis, declarado uma república não oficial. Visite-o e os seus moradores artistas vão marcar o seu passaporte como se tivesse visitado um outro país. O famoso castelo de Trakai fica a apenas 30 minutos do centro.
13. Leeuwarden, Holanda Leeuwarden tem canais e pontes semelhantes aos de Amesterdão, mas foge ao excesso de turismo e às multidões. É, oficialmente, uma das duas capitais europeias da cultura de 2018. Alugue uma bicicleta e explore a cidade - visite a Igreja Principal, o Waag da cidade velha e a torre Oldehove. Vá até ao Blokhuispoort, uma antiga prisão que agora abriga os artistas da cidade, que trabalham e atuam nas antigas celas. Quando a noite cair, jante como realeza no Restaurant Us Heit, localizado no antigo palácio dos Stadtholders, depois brinde aos bons momentos passados nesta pequena cidade num pub com vista para Nieuwestad.
14. Valleta, Malta Com relíquias arquitetónicas que competem com qualquer grande cidade europeia, a capital maltesa é tão digna quanto pequena. Construída num penhasco, tem muitass ruas a subir, por isso vá com calçado confortável. Visite a incrível Co-Catedral de São João e o seu museu, onde estão obras de Caravaggio. Faça um piquenique no Upper Barrakka Gardens, desfrutando das suas vistas para o porto, e assista a um espetáculo no minúsculo Teatro Manoel.
15. Salzburgo, Áustria Salzburgo é perfeita para um fim de semana na Aústria. A cidade é Património Mundial da UNESCO - e o local para onde todos os apaixonados por Mozart vão. A Cidade Velha é resplandecente com a sua arquitetura barroca e exige que seja explorada. A Fortaleza de Hohensalzburg, no topo do Festungsberg, oferece vistas deslumbrantes da cidade, além de concertos públicos à noite. Não deixe de visitar o local de nascimento de Mozart, no 9º Getreidegasse, e o Museu do Brinquedo. Aproveite para passear pelos jardins do palácio de verão Schloss Hellbrunn e faça compras em Getreidegasse, uma famosa rua a poucos passos do rio Salzach.

Publicidade Continue a leitura a seguir

E que tal umas mini-férias na Europa?

Não há nada como aproveitar uns dias ou um fim de semana prolongado para explorar as ruas, a vida noturna e os monumentos históricos de uma nova cidade.

A Momondo, site de pesquisa e comparação de preços de voos, hotéis e carros de aluguer, escolheu os melhores destinos europeus para um city break em 2018. Há uma cidade portuguesa entre as escolhas e não é Lisboa ou Porto.

Conheça as escolhas, na fotogaleria acima, e planeie já as suas próximas mini-férias.

14 destinos surpreendentemente baratos para visitar em 2018


Veja também:
25 destinos românticos para visitar na Europa
No país menos visitado da Europa há muito para conhecer