Publicidade Continue a leitura a seguir

15 segredos de viagem da família real britânica

Conheça os 15 segredos de viagem da família real, clicando nas setas.
1. Precisam de aprender a saudar as pessoas em múltiplos idiomas Como representantes do Reino Unido e da monarquia britânica, é essencial que cada membro aprenda algumas palavras na língua nativa, antes da visita a um país. Myka Meir, fundadora do Beaumont Etiquette, disse «faz parte do protocolo praticar as normas de etiqueta de um país ou de uma cultura, de forma a mostrar respeito e a melhor impressão dos membros reais».
2. Viajam com reservas do próprio sangue Segundo o jornal Telegraph, a rainha e o seu filho Príncipe Carlos viajam sempre com reservas pessoais do seu tipo de sangue, quando as dos países são questionáveis. Um médico da marinha real acompanha sempre os membros, para qualquer emergência.
3. Fazem viagens extremamente curtas Os membros da família real viajam muito, mas nem sempre têm a oportunidade de conhecer e visitar, como gostariam. Um antigo repórter real, Gordon Rayner contou ao jornal Telegraph «viajar pelo mundo, conhecer chefes de estado e apreciar tesouros nacionais, soa muito bem (…) mas as visitas a locais históricos mundialmente famosos raramente duram mais de 40 minutos».
4. Viajam com a sua própria bebida Os membros da família real normalmente levam as suas próprias bebidas. Rayner contou ao jornal Express «eles às vezes levam consigo as próprias bebidas, para que não exista hipótese de serem adulteradas (…) o guarda-costas real costuma carregá-las, discretamente, num saco».
5. Incluem sempre um conjunto de roupa preta Não, não é para festas de gala. É uma precaução caso algum familiar morra, durante uma viagem ao estrangeiro. O protocolo real assegura que todos os membros da família têm de estar devidamente vestidos de preto, quando regressam ao Reino Unido.
6. A rainha nunca viaja sem o seu remédio para o jet lag Antes de qualquer viagem, a rainha reabastece as suas energias com rebuçados de cevada, para se ajustar aos diferentes horários. Nick Knight, especialista em medicina do bem-estar, disse ao jornal Telegraph «ao comer estes rebuçados de cevada, a rainha ajusta o seu relógio biológico através do próprio metabolismo».
7. Os herdeiros ao trono não podem viajar juntos Apesar de não ser um protocolo real, é uma prática regular os herdeiros do trono viajarem separados. No caso de ocorrer algum desastre fatal, a linha de sucessão é preservada. Um porta-voz oficial da família real contou ao jornal The Sun «mesmo não existindo nenhum protocolo oficial, é a Rainha que toma a decisão final».
8. Precisam de ter passaporte e passar pela alfandega Todos os membros da família real necessitam de ter o seu próprio passaporte, e têm de passar pelos postos de alfândega em cada país. A rainha não precisa de ter passaporte já que todos são emitidos em nome dela, mas no entanto precisa de passar pelos postos de controlo da alfândega.
9. Identificam as malas com etiquetas coloridas A monarquia britânica é organizada por cores quando viaja. Segundo o jornal Express, à rainha é atribuída a cor amarela e aos príncipes William e Carlos o vermelho. A princesa Anne, por sua vez, recebe a cor verde.
10. Têm um gigantesco orçamento para viagens Só em 2017 a família real gastou cerca de 6,6 milhões de euros em viagens, segundo a revista Hello! magazine. E uma única viagem pode chegar a atingir os seis dígitos. A maior parte das despesas reais concentram-se nos voos no helicóptero da rainha ou charters privados.
11. Viajam com uma enorme comitiva A família real britânica faz-se acompanhar de grandes equipas, para onde quer que vá – membros da imprensa, secretários, guarda-costas, estilistas e até amas reais. Segundo o jornal Telegraph, a rainha normalmente viaja com 34 pessoas. O Príncipe William e a Kate Middleton com apenas 12 membros.
12. Também voam em comercial A família real é reconhecida por viajar em voos comerciais, como a British Airways, Ryanair e American Airlines. Apesar de deslocarem-se nos aviões destas companhias, os membros da monarquia britânica não costumam viajar em voos programados.
13. Levam sempre duplicados de todos os conjuntos Quando se é membro da família real é necessário estar sempre pronto, seja qual seja a emergência. Segundo o jornal Daily Mail a assistente pessoal e curadora da rainha, Angela Kelly prepara sempre conjuntos duplicados para as viagens internacionais.
14. Óleo de árvore de chá é fundamental Meghan Markle tem um produto que nunca se esquece nas suas viagens – óleo de árvore de chá. É pequeno o suficiente para a mala de mão e cumpre os requerimentos de segurança. A duquesa de Sussex contou ao site Allure «não é o objeto mais glamouroso, mas serve para qualquer tipo de situação, desde cortes, picadas de mosquitos ou pequenas borbulhas.
15. Precisam de cumprir um rigoroso programa Cada minuto da vida dos membros reais é planeado, minuto a minuto. Não existe qualquer espaço para espontaneidade. Segundo o jornal Telegraph, os seus assistentes andam sempre com um caderno, com os roteiros e os itinerários detalhados.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Viajar pelo mundo pode nem sempre ser idílico para a realeza britânica. Mas mesmo com todas as condições reunidas, em certas situações é preciso seguir protocolos ou programas estipulados. A família real inglesa segue alguns, mas também tem os seus pequenos segredos.

O casamento real inglês, entre o príncipe Harry e Meghan Markle, decorreu no passado sábado, 19 de maio, ao meio dia, numa cerimónia ecuménica. Os novos duques de Sussex certamente vão fazer viagens, representando a monarquia britânica. E naturalmente vão levar consigo artigos, que você nunca imaginou.

Não são só os novos duques que têm estes hábitos, mas também outros membros da monarquia britânica. Incluindo a Rainha. Conheça os 15 segredos de viagens da família real inglesa, na fotogaleria acima.

Viagem pelo Reino Unido, de carro, a dois, à descoberta


Veja também:
Lake District: o maior parque nacional do Reino Unido
Como é voar 17 horas no primeiro voo direto entre a Austrália e Londres