Publicidade Continue a leitura a seguir

Costuma usar maquilhagem quando viaja de avião? Tenha cuidado

Clique nas setas e tome nota dos alimentos que não deve comer durante o voo [Imagens: Shutterstock]
Alho e cebola – Antes de uma viagem de avião, tente evitar comer alimentos que lhe provoquem mau hálito, como alho ou cebola. No caso de ingerir este tipo de alimentos, pode sempre comer umas folhas de hortelã ou mesmo uma maçã crua para tentar suavizar o hálito desagradável.
Álcool – Para quem tem medo de andar de avião, beber álcool antes do voo pode parecer uma boa forma de relaxar o corpo (e a mente). Porém, ingerir bebidas alcoólicas nesta situação pode trazer mais malefícios do que benefícios. Os voos mais prolongados aumentam a probabilidade de criar coágulos sanguíneos em pessoas de alto risco e a desidratação provocada pelo consumo deste tipo de bebidas – juntamente com a desidratação provocada pelo próprio ato de andar de avião - pode aumentar ainda mais este mesmo risco.
Frutos secos – Estes alimentos podem ser o snack ideal para 'petiscar' durante o voo. Contudo, para quem tem problemas respiratórios, por exemplo, estes alimentos podem piorar este tipo de patologias durante o voo, também porque a bordo os níveis de oxigénio são mais reduzidos.
Café – Para a maioria das pessoas, beber café antes ou durante o voo é indispensável. De acordo com um estudo da revista Frontiers in Nutricion, de 2017, a cafeína pode funcionar como diurético, levando à perda de líquidos, sódio e potássio. Para além disto, pode ainda provocar dores de cabeça ou cãibras musculares. Será que quer passar o voo incomodado e a importunar os seus 'vizinhos' para ir à casa de banho?
Queijo azul – Este alimento pode ser um problema para quem tem alergia ao leite. No avião, uma vez que os níveis de oxigénio são mais reduzidos, as pessoas com este tipo de patologias ficam ainda mais vulneráveis a manifestações alérgicas.
Nozes e manteiga de amendoim – Caso esteja sentado ao lado de alguém alérgico a estes alimentos, há que ter cuidado para não abrir um saco de nozes, por exemplo, ao pé destes viajantes.
Salame – Este alimento é rico em histamina, por isso, se tem alergia a este composto, tome cuidado. A sua ingestão a bordo pode agravar as alergias nasais ou a sinusite, fazendo com que a descolagem e aterragem se tornem num verdadeiro pesadelo.
Água da torneira – As companhias aéreas costumam distribuir água engarrafada, mas o café e o chá são confecionados com água da torneira. Ainda que exista uma lei que exige que as companhias inspecionem os seus sistemas de transporte de água - pelo menos a cada cinco anos - para verificar a existência da bactéria E. coli, já foi descoberta água contaminada em dois aviões. Um conselho? Leve consigo uma garrafa de água e encha-a antes de embarcar, depois de passar pela segurança.
Bebidas com gás – No avião, os níveis de oxigénio são mais reduzidos, o que pode ser um risco para pessoas que sofrem de patologias pulmonares. De acordo com um estudo do European Respiratory Journal, 18% dos passageiros com doenças pulmonares têm dificuldade respiratória leve durante o voo. Para piorar este tipo de situações, a expansão de gás em altas altitudes pode aumentar a pressão sobre os pulmões. Por esta razão, deve evitar ingerir bebidas gaseificadas a bordo, uma vez que estas podem aumentar a formação de gases e, consequentemente, comprometer a respiração.
Chocolate negro – Assim como o café, também o chocolate negro contém cafeína, um componente que o pode deixar ansioso durante o voo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabia que usar maquilhagem durante as viagens de avião é prejudicial para a saúde da nossa pele? Quem o diz são os especialistas.

Na realidade, «a maquilhagem não é a única causa do problema, mas sim a combinação de fatores que ocorrem quando entramos num avião», explicou Frances Prenna Jones, especialista em cosmética, à revista Harper’s Bazaar.

Durante o voo, a nossa pele tende a perder humidade e a ficar desidratada, uma vez que «a mudança na pressão atmosférica e no ar condicionado afetam os recetores das nossas glândulas sebáceas que ditam a quantidade de secreções que produzimos ou não», frisou a especialista.

Quando usamos maquilhagem no avião, estamos, na realidade, a bloquear estas glândulas, provocando ainda mais a perda de humidade e a secura da pele. Ou seja, em vez de estarmos a cuidar da tez, estamos a potenciar o congestionamento da mesma.

A par dos produtos de maquilhagem, o consumo de álcool e de alimentos salgados também potencia a secura e irritação da pele (veja ainda na fotogaleria acima quais os alimentos que não deve ingerir durante o voo).

«Se estivermos a usar maquilhagem quando entramos no avião, devemos lavar o rosto assim que possível e aplicar um produto com ácido hialurónico para manter a hidratação durante o voo», recomendou Frances Prenna Jones.

Atenção: não deve comer estes alimentos durante o voo


Veja também:
Estes são os artigos proibidos na bagagem de mão
5 truques das hospedeiras para manter a beleza a bordo