Os passageiros surgem em destaque, em dados momentos, devido a conflitos ou a discussões bordo em que se envolvem, mas a ação desta adolescente está a tornar-se viral. E é pelos melhores motivos.

Clara Daly, 15 anos, viajava com a mãe, de Boston para Los Angeles, pela Alaska Airlines, quando entrou em ação para ajudar outro passageiro que se encontrava em dificuldades. Tim Cook, 64 anos, é cego e surdo. Regressava a casa depois de visitar a irmã em Boston e enfrentava alguns problemas em comunicar com a tripulação.

Durante o voo, uma hospedeira perguntou se alguém a bordo tinha conhecimentos de língua gestual – foi aí que Clara se “chegou à frente”. A adolescente é disléxica e durante o último ano tem vindo a aprender esta ferramenta de comunicação.

[Imagem: Site Alaska Airlines]
Clara ajoelhou-se junto de Tim. Com recurso à língua gestual foi soletrando na palma da mão do homem, para que ele sentisse, e foi-lhe perguntando o que precisava. A mãe de Clara, Jane Daly, escreveu numa publicação no Facebook: «A tripulação explicou que Mr Cook não era apenas surdo, mas também cego. E que a única maneira de comunicar com ele seria através do toque nas mãos».

Clara passou o resto do voo ao lado de Tim. Ajudou-o a pedir água e deu-lhe informações sobre o tempo que faltava até chegarem a Los Angeles. Os dois conversaram sobre a família dela e os planos que tinha para o futuro. «Ele não necessitava de nada em concreto, apenas estava só e precisava de falar» partilhou a adolescente com a CBS Los Angeles.

I saw this gentleman, Tim, in Boston's Logan airport with the sister he'd been visiting. It appeared he was both deaf…

Publicado por Lynette Scribner em Terça-feira, 19 de Junho de 2018

Outra passageira do mesmo voo, Lynette Scribner, também publicou uma fotografia na sua página de Facebook a retratar o momento. «Foi fascinante ver a Clara a soletrar uma letra de cada vez na mão do senhor. (…) Ele foi capaz de entender o que ela dizia e mantiveram uma conversa animada» escreveu Ms Scribner.

Lynette acrescentou ainda: «Não consigo dizer o suficiente sobre esta linda jovem com o nome de Clara, que não pensou duas vezes em ajudar outro passageiro».

A mãe de Clara explicou que o voo que tinham reservado havia sido cancelado e assim acabaram no mesmo avião que Tim Cook. «Depois da viagem, a Clara disse-me que estávamos destinadas a acabar naquele voo para que ela pudesse ajudar o Tim» partilhou Jane Daily.

Quando o voo chegou a Los Angeles, Tim foi acompanhado por um auxiliar de aeroporto até à residencial onde morava. Segundo a Fox News, Tim disse à Alaska Airlines que foi o melhor voo da vida dele.

Descubra os melhores lugares de avião para cada uma das necessidades dos passageiros, na fotogaleria acima.

Devemos pôr o telemóvel em modo voo nos aviões?


Veja também:
Que nacionalidade tem um bebé que nasce a bordo de um avião?
Esta é a razão por que não deve andar descalço nos aviões

Partilhar