Magaluf, cidade situada na ilha de Maiorca, está farta dos distúrbios provocados pelos turistas. Numa tentativa de travar os abusos, a localidade espanhola está a impor regras apertadas aos visitantes.

Durante o verão, Magaluf – conhecida pelas suas festas – enche-se de viajantes e, por vezes, surge em destaque nos meios de comunicação social graças aos excessos dos turistas.

Com o intuito de travar os distúrbios provocados pelos visitantes (principalmente britânicos) durante a temporada das férias, a localidade espanhola colocou sinais em várias zonas, exigindo aos turistas que se divirtam com respeito (utilizando a hashtag #havefunwithrespect). «Não beba, não se dispa ou não defeque em público» são alguns dos alertas que podem ser encontrados em Magaluf.

De acordo com informações divulgadas pelo The Guardian, serão atribuídas multas até 500 euros a quem ignorar estas advertências.

Esta não é a primeira vez que Magaluf tenta pôr fim aos estragos provocados pelos turistas todos os verões. Segundo a mesma publicação, em 2015, as autoridades locais anunciaram um plano para aumentar a reputação da cidade, na esperança de atrair clientes mais exigentes. Contudo, o fato de ainda ser necessário avisar os turistas para não defecarem nas ruas, mostra que o projeto ainda tem um longo caminho a percorrer.

É de mencionar que são cada vez mais as localidades turísticas que lançam planos rigorosos para combater o mau comportamento dos turistas. Por exemplo, no ano passado, Malia, em Creta, Grécia, proibiu as reservas de grupos para desencorajar as festas de despedidas de solteiros. De acordo com o jornal britânico, os hotéis desta cidade costeira recusaram cerca de dez mil potenciais visitantes do Reino Unido.

Apesar do esforço de algumas cidades turísticas para tentar travar os abusos provocados pelos visitantes – um problema visível também em Portugal, principalmente no Algarve – muitos dos moradores destas localidades continuam a duvidar da eficácia das medidas impostas. «Isto será policiado nas primeiras duas semanas e depois será ignorado», disse o gerente de um bar em Punta Ballena (Magaluf) ao The Guardian, relativamente aos sinais colocados recentemente na cidade.

Percorra a fotogaleria acima para ver mais imagens de Magaluf.

Estes destinos estão a ser destruídos pelos turistas


Veja também:
Estes são destinos onde os turistas não são bem-vindos
Excesso de turismo fecha a praia mais famosa na Tailândia

Partilhar