Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que tem de visitar na Croácia este verão

Conheça os locais que não deve perder na Croácia nas imagens seguintes, clicando nas setas.
Sipan Faz parte das Ilhas de Elafiti, que pertencem a Dubrovnik. A maioria da aristocracia de Dubrovnik construiu nesta ilha as suas casas de férias. Há poucos restaurantes, mas o marisco é sempre fresco e entregue pelos pescadores no próprio dia. É um lugar calmo e perfeito para um passeio à beira-mar. Fica a 30 quilómetros de Dubrovnik.
Parque nacional dos Lagos de Plitvice Bem no centro da Croácia, esta reserva florestal tem cerca de 295 quilómetros quadrados e é um dos locais mais deslumbrantes do país. Os 16 lagos cristalinos cruzam-se entre si num sequência de cascatas e quedas de água. Existem 12 lagos na parte superior do parque e 4 na zona inferior. A água é muito rica em minerais formando à superfície tufa calcária – uma rocha calcária muito porosa. Pode descobrir os segredos deste parque natural percorrendo os 18 km de pontes de madeira e caminhos, ao longo dos lagos. Aqui pode encontrar a cascata com maior altitude, a Valiki Slap com 78 metros.
Lošinj É uma ilha situada no golfo de Kvarner. No século XIX, era o principal porto do Mar Adriático. As aldeias de Veli Lošinj e Mali Lošinj, as principais da ilha, fazem lembrar algumas vilas italianas, como Portofino.
Slavonia A região da Slavonia faz parte da Croácia Central. É banhada por três rios: Sava, Drava e Danúbio. A maior cidade é Osijek. A região não costuma receber grande atenção das pessoas que visitam a Croácia, que habitualmente preferem ir até às praias e ilhas. Mas é um local que merece visita: há aldeias que permanecem genuínas e que não foram invadidas pela multidão. O vinho é também um dos pontos fortes da região.
Praia de Malik Bok, Ilha de Cres No Golfo de Kvarner, entre Ístria e Dalmácia, a ilha de Cres é um verdadeiro paraíso. A ilha é conhecida pelas fabulosas condições climatéricas. Mesmo nos limites da vila de Orlec pode encontrar a praia de Malik Bok. O pequeno areal de seixos é rodeado por longas cadeias montanhosas de calcário. Existem muitos locais de mergulho nesta área, que também é casa do grifo-fouveiro, "primo" do abutre. Se não pretender ficar muito queimado é melhor que traga um chapéu-de-sol, já que nesta praia não há nenhuma sombra.
Parque Natural de Lastovo É a única ilha na Croácia declarada, na sua totalidade, como um Parque Natural. Não tem grandes resorts nem clubes noturnos, e por isso é uma ilha menos turística – tem apenas um hotel. É muito conhecida pelos seus vinhos.
Parque nacional de Paklenica, Starigrad Com mais de 95 quilómetros quadrados de área tem um dos mais belos cenários montanhosos de todo o país. Situa-se na cadeia montanhosa de Velebit que tem mais de 1700 metros de altitude. Esta divide-se em duas grandes formações rochosas – Velika Paklenica (Grande Paklenica) e Mala Paklenica (Pequena Paklenica. É o que divide a Croácia continental da Costa Adriática. Mais de metade do parque está coberto em vegetação e possui uma grande diversidade de espécies animais. A melhor altura para visitar este parque é entre abril e junho.
Korčula Dizem ser a terra de Marco Polo, mas não há certeza disso. A beleza natural da ilha e as suas praias são arrebatadoras. A cidade de Korčula é composta por várias ruelas que começam e acabam no mar. O vinho Grk, feito na ilha, é dos mais conhecidos. A região de Lumbarda merece atenção e um mergulho nas águas transparentes do Mar Adriático.
Praia de Punta Rata, Brela Ao longo da Riviera de Makarska pode encontrar as praias mais deslumbrantes da Croácia. Com a cadeia montanhosa de Biokovo no fundo, a praia de Punta Rata é regularmente considerada uma das melhores do país e do mundo. É um destino de férias frequente para famílias e grandes grupos. Os viajantes podem optar também por alugar uma bicicleta e percorrer os vários trilhos da ilha. A jóia principal da ilha é a «Brela Stone» (Pedra de Brela).
Silba É uma pequena ilha situada no arquipélago de Zadar. Não circulam carros, apenas transportes públicos (tem um diâmetro de 8 quilómetros em linha recta). Silba significa selva, e é esta que preenche a grande maioria da ilha. A praia mais conhecida é Šotorišće, localizada junto à aldeia. Há caminhos que levam a praias menos conhecidas, como as de Tratica e Carpusina.
Unije Unije é uma ilha que pertence ao arquipélago Cres—Lošinj. Não são permitidos carros e tem pouco mais de 85 habitantes nos seus 16,92 km² de área. Tem apenas uma aldeia, também chamada de Unije, onde fica o porto. Aqui é possível apreciar a natureza ao máximo: mergulhar nas águas cristalinas, passear de bicicleta e explorar a floresta. A maioria das praias é ligeiramente afastada da aldeia, e para chegar a elas é preciso passar por caminhos de terra batida.
Parque Natural de Telaščica O Parque Natural de Telaščica é composto por 13 ilhas e ilhéus, seis ilhas dentro da sua baía, e parte da ilha de Dugi Otok. O parque não é habitado e está coberto de prados cultivados - maioritariamente vinhas e oliveiras - e florestas, onde predominam os pinheiros de Aleppo e os carvalhos verdes. Para além disso, a flora é composta por mais de 500 espécies diferentes. A ilha mais pitoresca é a de Katina, e a mais fora do vulgar é a de Taljurić. O lago salgado Mir tem propriedades medicinais e é muito procurado pela sua argila cinzenta.
Palácio de Diocleciano, Split A fachada principal deste palácio está virada para o fascinante porto de Split. É uma das mais imponentes ruínas romanas da cidade e um verdadeiro labirinto para os visitantes. Tem cerca de 38 mil metros quadrados e é o coração e centro da cidade de Split. Não espere o típico palácio ou museu histórico. É um local repleto de ruas com diversos bares, restaurantes e pequenas lojas. Foi construído como uma fortaleza militar, residência imperial e cidade fortificada.
Susak Susak, que em italiano se diz «Salsego» - vem da palavra grega Sansegus e significa oregãos, que crescem em abundância na região. É uma pequena ilha do golfo de Kvamer, com apenas 7 quilómetros de comprimento. As suas praias são diferentes por terem uma camada de areia fina por cima de uma base de calcário. Não são permitidos veículos motorizados e os habitantes vivem apenas numa zona, que se divide em Gornje Selo – a parte mais alta e mais velha da vila - e em Donje Selo – a parte junto ao mar e ao pequeno porto.
Lopud É uma ilha conhecida por ter uma das melhores praias da Croácia, a praia de Sunj. Só tem uma vila, junto à baía e ao porto. Na ilha não podem circular carros, mas é possível alugar bicicletas para dar passeios e apreciar a natureza. Para quem gosta de caminhar, existe um trilho que percorre a quase toda a ilha.
Mercado de Dolac, Zagreb Mesmo no coração da cidade de Zagreb, este mercado de fruta e vegetais é um centro de troca e venda desde de 1930. Surgiu quando as autoridades locais criaram uma área comercial na fronteira entre a Upper e a Lower Towns. Comerciantes de todos os quantos da Croácia deslocam-se diariamente a este mercado para adquirir produtos frescos.
Opatija Riviera Fica situada na costa da Croácia e tem cerca de 40 quilómetros de extensão. No século XIX ficou muito famosa entre a elite austro-húngara como destino de férias de eleição. O Lungomare, um paredão junto ao mar, é perfeito para ver o pôr-do-sol. Aproveite para descobrir a arquitetura e a flora da cidade: os parques de St. Jakob e de Angiolina valem a pena – têm plantas de todo o mundo.
Rab É uma ilha situada no golfo de Kvarner, com apenas 22 quilómetros de comprimento. Em 2008, foi considerada um geoparque. A capital da ilha é a Cidade de Rab, conhecida pelas suas casas medievais, com telhados cor de tijolo e paredes cinzentas. Em julho, acontece o famoso festival medieval («Rabska Fjera»): durante três dias, os habitantes da cidade vestem-se a rigor e regressam ao século XV. São várias as praias de areia da ilha, mas a mais famosa talvez seja a Paradise Beach. A ilha é também conhecida pelas suas praias para naturistas, como a de Sahara.
Lago do Olho do Dragão (Dragon's Eye Lake), Rogoznica Um dos locais mais surpreendentes da costa norte de Dalmácia é o Lago do Olho do Dragão. Com cerca de 10 mil metros quadrados é rodeado por belas cadeias montanhosas. Tem cerca de 15 metros de profundidade e está ligado ao oceano por canais e falhas subaquáticas. À medida que mergulha mais fundo neste lago a temperatura da água começa a aumentar - isto deve-se ao sulfureto de hidrogénio presente na água. Muitos mitos e histórias giram em torno desta antiga região croata. E acredita-se que quem aqui se apaixona será abençoado com amor eterno.
Mljet É uma ilha situada entre a ilha de Korcula e a cidade de Dubrovnik. Diz a lenda que foi aqui que Ulisses passou sete anos dominado pelos encantos da ninfa Calipso. Tem um parque natural – é preciso pagar para ter acesso a ele -, dois lagos de água salgada onde é possível mergulhar, e pequenas aldeias. É conhecida pelos seus vinhos, azeitonas e queijo de cabra.
Gruta Azul de Bisevo É um fenómeno natural que acontece numa pequena gruta, na ilha de Bisevo. Só é possível lá entrar num pequeno barco. Para conseguir apreciar o fenómeno das luzes, visite a gruta entre as 11 horas e o meio dia, num dia de sol. O efeito é criado pelos raios de sol que refletem no fundo de calcário e tornam a água azul.
Catedral de São Dômnio, Split Foi erguido por volta de 311 AD e é um dos antigos edifícios romanos mais preservados nos dias de hoje. E inicialmente era um mausoléu para o imperador Diocleciano. No século V foi convertida numa igreja católica. Saiba também que se visitar esta catedral o bilhete dá-lhe acesso à cripta, sala do tesouro e à pia batismal do antigo imperador romano.
Brijuni É um arquipélago composto por duas ilhas principais e 12 ilhéus. Foi considerado um Parque Nacional em 1983. É possível ficar hospedado na ilha principal, Veliki Brijun, e, para visitar o restante arquipélago, é preciso juntar-se a uma excursão oficial (disponível no próprio parque ou em agências de turismo locais).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Debruçada sobre o Adriático e com centenas e centenas de ilhas, a Croácia é o destino ideal para as férias com que sempre sonhou. Mais de três mil quilómetros de costa, quase 700 ilhas e cerca de 400 ilhéus perfazem este território idílico. Há muito para descobrir e partilhar nesta pérola adriática.

O país da Europa Central, entre os Balcãs e o Mediterrâneo, assume em pleno a sua enorme vocação turística e afirma-se como um dos destinos mais desejados do momento. De norte a sul do país, há temperaturas para todos os gostos. Em Zagreb, os invernos são bastante rigorosos e os verões longos e quentes. As amplitudes térmicas podem variar entre os 15 graus negativos e os 38 positivos.

Com as temperaturas a aumentarem cada vez mais, a Costa da Dalmácia é uma das principais opções de quem visita a Croácia. Faz fronteira com a Eslovénia, Hungria, Sérvia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro. O país tem mais de 100 praias distinguidas com bandeira azul, devido à pureza da água e dos areais. É um dos locais mais famosos de gravação da série televisiva da HBO, «Game of Thrones».

Se pretender viajar até este deslumbrante destino, a companhia aérea TAP tem voos diários para os principais aeroportos de Zagreb e Dubrovnik. Caso pretenda deslocar-se e descobrir o país de uma forma mais íntima, a melhor maneira para o fazer é de automóvel.

Desde regiões menos conhecidas a praias idílicas que são reconhecidas mundialmente, há locais do território croata que tem mesmo de visitar. Conheça-os na fotogaleria acima.

10 razões que vão convencê-lo a visitar Malta este verão


Veja também:
Croácia: viagem romântica num veleiro na Costa Dálmata
Este é o país perfeito para uma boat trip