Na passada segunda-feira, 25 fevereiro, um avião da British Airways foi apanhado por fortes rajadas de vento e empurrado de um lado para o outro, enquanto aterrava em Gibraltar. Veja os dois vídeos que capturaram o momento.

De acordo com o site de aviação FlightAware.com, o voo 492 da British Airways partiu do aeroporto de Heathrow, em Londres, na passada segunda-feira, às 8h25, com aterragem prevista para as 12h10, em Gibraltar. Mas a aeronave acabou por ser desviada para Málaga, Espanha, cerca de 130 quilómetros a nordeste do destino, aterrando por volta das 12h40.

Os vídeos foram partilhados na página de Twitter da Flight Alerts (@FlightAlerts_), contam com mais de 350 mil visualizações, e no canal de Youtube AirLive Net.

a carregar vídeo

Nas imagens é possível ver o Airbus A320 a ser empurrado pelas fortes rajadas de vento, oscilando de um lado para o outro. No segundo vídeo pode ver a perspetiva dos passageiros no interior da aeronave.

https://twitter.com/FlightAlerts_/status/1100006490256097280

Segundo os dados do voo divulgados, o Airbus A320 desceu de uma altitude de 40 mil pés para cerca de 300 pés, antes de o piloto decidir desviar o avião em segurança para a cidade espanhola – uma diferença de 10 mil metros.

A Autoridade Portuária de Gibraltar alertou para fortes ventos durante a passada segunda-feira, com rajadas a atingir os 74 quilómetros por hora.

Em declarações ao site Business Insider, um porta-voz da British Airways afirmou: «o voo aterrou em segurança e os passageiros saíram normalmente da aeronave. Devido às fortes rajadas de vento na área de Gibraltar, os nossos pilotos decidiram aterrar o avião em Málaga como precaução. O bem-estar dos nossos passageiros e da tripulação é a nossa prioridade número um.»

Este Airbus A320 pode transportar entre 144 e 240 passageiros e é uma das mais de 70 aeronaves deste modelo que a British Airways tem na sua frota.

Piloto salva o dia após avião ressaltar na pista durante a aterragem [vídeo]


Veja também:
Vídeo no cockpit de avião mostra aterragem impressionante na Gronelândia
Avião comercial atinge velocidade impressionante e ultrapassa a barreira do som

Partilhar