Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são 15 dos desertos mais bonitos do mundo – vai ficar surpreendido

Veja as fotografias e conheça alguns dos desertos mais bonitos do mundo, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Deserto do Namibe, África Meridional É o deserto mais antigo do mundo (tem mais de 55 milhões de anos) e reparte-se entre o sul de Angola e a Namíbia. Apesar de ainda existirem povos que dependem dele - já que há certas zonas em que é possível a criação de gado e a prática de agricultura -, é quase inabitado na sua maioria. Nele, é possível encontrar facilmente cemitérios por entre as dunas ou edifícios do tempo colonial abandonados e cobertos por areia.
2. Wadi Rum, Jordânia É também conhecido como «O Vale da Lua» e é um dos poucos lugares no mundo que permanecem intocados pelo ser humano. A paisagem divide-se entre longos quilómetros de areia e rochas, que podem chegar aos 1800 metros de altura. É habitado, em alguns locais, por beduínos - tribos que vivem nos desertos. Ficou muito conhecido por ser o cenário do filme «Lawrence da Arábia», mas já apareceu como Marte nos filmes «Planeta Vermelho» e «Perdido em Marte».
3. Deserto do Sahara É o deserto mais quente do mundo e o terceiro maior do planeta, logo a seguir à Antártida e ao Ártico. Tem uma área total de mais de 9 milhões de quilómetros quadrados, compreendendo parte da Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. O Sahara divide o continente africano em duas partes - o Norte de África e a África Subsaariana, tendo como fronteiras o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o mar Mediterrâneo a norte, o mar Vermelho a leste e o Sahel a sul.
4. Atacama, Chile Fica localizado na região norte do Chile e prolonga-se até à fronteira com o Peru. É considerado o deserto mais seco e o mais alto do mundo. A sua maioria é composta por terrenos pedregosos, arenosos e salares (lagos de sal). Há poucas cidades e vilas situadas neste deserto - a mais conhecida é San Pedro de Atacama, que preserva as estradas de terra e casas rústicas. A sua paisagem singular atrai milhares de turistas.
5. Rub’ al-Khali (Empty Quarter), Península Arábica Ocupa uma área de cerca de 650 quilómetros quadrados, incluindo territórios da Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes Unidos e Iémen. É o maior deserto de areia do mundo e ocupa grande parte da Península Arábica. As suas dunas chegam a atingir os 250 metros de altura.
6. Deserto de Sonoma, EUA e México Abrange os estados da Califórnia e do Arizona, nos EUA, e o norte do México. As suas temperaturas chegam a atingir os 50ºC no verão. Ao contrário dos desertos em África, aqui podem encontrar-se vários animais (como escorpiões, cobras, tartarugas do deserto, veados, morcegos-celestes e coiotes) e alguma vegetação (como catos, que podem viver até 180 anos, e arbustos pequenos).
7. Deserto de Kalahari, África Austral Com cerca de 900 mil quilómetros quadrados, este deserto abrange partes de Angola, do Botswana, da Namíbia e da África do Sul. O seu nome deriva da palavra tsuana «kgalagadi», que significa «grande sede». É uma autêntica savana africana, com algumas árvores, arbustos e vários animais selvagens (incluindo zebras, avestruzes, gnus, leões, cobras, lagartos, girafas, pássaros, hienas e suricatas).
8. Deserto de Gobi, Ásia O deserto de Gobi - que na língua mongol significa lugar sem água - abrange partes do norte e noroeste da China e do sul da Mongólia, e é o quinto maior deserto do mundo. O seu clima é extremo: no verão, as temperaturas atingem os 50ºC e, no inverno, podem chegar aos -40ºC. Ao contrário do Sahara, onde se encontram vastas dunas, este deserto é essencialmente rochoso - mas as que existem são espetaculares. Dalanzadgad é a maior cidade implantada no deserto de Gobi, onde há um mercado com alguns produtos frescos e legumes.
9. Bardenas Reales, Espanha A Europa não é um continente onde se encontram grandes desertos. No entanto, a sudeste de Navarra, encontra-se o semi-deserto de Bardenas Reales, que tem cerca de 41 mil hectares. O Parque Natural foi declarado pela UNESCO, em 2000, como Reserva da Biosfera. No passado, a área pertenceu aos monarcas de Navarra. O ponto mais conhecido de todo o parque é o Cabezo de Castildetierra, que se pode ver na imagem.
10. Deserto de Mojave, EUA É o deserto mais seco da América do Norte e fica a meio caminho entre Los Angeles e Las Vegas. Uma das zonas mais conhecidas deste deserto é o Death Valley National Park (Vale da Morte), onde foi registada a temperatura mais alta na América - 54ºC. Mas neste deserto há de tudo, desde cidades fantasma, a um cemitério de aviões e a cidades como Pal Springs e Desert Hot Springs, com vários resorts de luxo, spas, campos de golfe e lojas.
11. Taklamakan, China Taklamakan é o segundo maior deserto arenoso do mundo e tem cerca de 370 mil quilómetros quadrados. Ao contrário da maioria dos desertos, que atingem temperaturas elevadíssimas durante o dia ao longo de todo o ano, este é um deserto que é quente no verão - com temperaturas máximas a rondar os 38ºC - e frio no inverno - com temperaturas médias de −10 e −9 °C. A vegetação é extremamente escassa no deserto de Taklamakan, sendo que quase toda a sua região não tem plantas.
12. Dasht-e Kavir, Irão É um deserto rochoso e arenoso, também conhecido como Grande Deserto Salgado. Este deserto distingue-se pela sua crosta de sal, causada pelo clima quase sem chuva e pela intensa evaporação da superfície. Dasht-e Kavir é quase inabitado, sendo que as pequenas povoações encontram-se juntos aos oásis.
13. Dasht-e Lut, Irão O deserto de sal de Dasht-e Lut - que em persa significa «deserto do vazio» - é considerado o lugar mais quente da Terra, tendo-se registado, no passado, 70,7°C. Apesar do seu nome, foram descobertos água, insetos, répteis e raposas do deserto. Mas não há sinais de qualquer vegetação.
14. Deserto do Thar, Índia e Paquistão É também conhecido como «Grande Deserto Indiano». Começa a noroeste da Índia e estende-se até o Paquistão. Grande parte do deserto fica no Rajastão, sendo que a maioria da população desta região habita no deserto - Thar é o deserto mais povoado do mundo, com uma densidade populacional de 83 pessoas por quilómetro quadrado. Homens e animais aliaram-se para poderem viver e conviver no mesmo lugar, formando um ecossistema raro e invulgar.
15. Grande Deserto Arenoso, Austrália Este deserto tem 360 quilómetros quadrados e faz parte da região conhecida como Deserto do Oeste, no estado da Austrália Ocidental. O Parque Nacional Kata Tjuta Uluru é uma das principais atrações do deserto, onde se encontra a famosa Ayers Rock. O Grande Deserto Arenoso é quase desabitado na sua totalidade, mas ainda permanecem comunidades australianas indígenas no local. Os aborígenes do deserto dividem-se em dois grupos principais: o Martu, a oeste, e o Pintupi, a este.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os desertos são, por definição, regiões que recebem cerca de 254 mm de chuva – ou menos – por ano. Podem ser de vários tipos, desde dunas áridas e de cor ocre, a desertos gelados ou mesmo cobertos de flores silvestres.

Habitualmente são zonas desabitadas, muitas vezes pelo seu clima quente e seco, ou por terem demasiado frio.

O The Telegraph escolheu alguns dos desertos mais bonitos do mundo. Conheça-os na fotogaleria acima.

Animais cobertos de branco e em condições extremas após nevão na África do Sul


Veja também:
10 lugares para fugir ao ruído, luz e poluição do ar
Roadtrip por Marrocos, do norte ao sul, das cidades ao deserto