Publicidade Continue a leitura a seguir

Isto é tudo o que desconhece sobre os aviões, mas sempre quis saber

Descubra tudo o que sempre quis saber sobre os aviões e as ligações aéreas, clicando nas setas. [Imagem: Pexels]
Porque é que as janelas dos aviões têm de estar destapadas durante a aterragem e descolagem? Um requisito regular de muitas companhias aéreas é que as janelas permaneçam destapadas durante a aterragem e a descolagem. Isto porque em caso de emergência é necessário que exista uma consciência total do que se passa em torno do avião. [Imagem: Pixabay]
O que é que acontece quando alguém morre a meio de um voo? Cada companhia aérea tem o seu próprio protocolo para este tipo de situações. Apenas um médico pode oficialmente pronunciar uma pessoa morta, a meio de um voo. O corpo é deixado no respetivo lugar ou movido para uma fileira vazia, sempre tapado com um cobertor. Algumas companhias aéreas da Singapura já tiveram espaços refrigerados para corpos caso alguém morresse durante os voos.
A turbulência é perigosa? As aeronaves são projetadas para enfrentar todos os tipos de condições climatéricas. Durante a construção atravessam diversos testes intensos para se perceber as suas limitações. As asas são puxadas para cima para testar até que ponto conseguem dobrar. E são bastante flexíveis. O piloto costuma saber o que avião consegue suportar, ou não, quando se fala de turbulência.
Quanto combustível é transportado pelos aviões? Normalmente os aviões apenas carregam a quantidade necessária para realizar a ligação aérea. E algum extra para casos de emergência. E transportar combustível suplementar requer queimar mais porque o avião está mais pesado. Os funcionários do aeroporto e os membros da tripulação seguem procedimentos rigorosos para determinar a quantidade exata de combustível - baseado no peso do avião, na rota e nas condições climatéricas. [Imagem: Pexels]
Onde é que a tripulação descansa em voos de longa distância? Com os aviões a percorrer distâncias cada vez maiores é quase obrigatório que a tripulação descanse durante a ligação aérea. Muitos aviões possuem divisões atrás de portas secretas que têm pequenas camas. O acesso a estes espaços é condicionado por uma chave ou um código secreto. Normalmente a tripulação tem um horário especifico para descansar.
O que acontece quando um avião larga combustível a meio de um voo? É raro as companhias aéreas desperdiçarem combustível mas se o piloto necessitar de aterrar mais cedo do que é previsto, isto torna-se uma opção. Os pilotos aliviam o peso do avião voando em torno da pista antes da aterragem. Se uma aeronave aterrar com excesso de peso vai precisar de uma inspeção muito mais rigorosa. [Imagem: Pexels]
Porquê é que os lugares dos aviões têm de estar direitos durante a aterragem ou a descolagem? Um ou dois centímetros para si pode não ser muito, mas em caso de emergência pode fazer diferença para a pessoa no lugar atrás. Com o assento reclinado o passageiro atrás de si pode ter mais dificuldades a mover-se em caso de emergência. Os lugares reclináveis não costumam estar totalmente fixos e um impacto duro pode causar um movimento de ricochete.
O que acontece se não ativar o modo avião do seu telemóvel? Faz parte dos protocolos de diversas companhias aéreas mas muitos pilotos dizem que não sentem nenhuma interferência no equipamento de navegação, principalmente nos aviões mais modernos. No entanto podem ouvir um sinal ruidoso no rádio devido ao sinal do telemóvel. [Imagem: Pixabay]
É verdade que os pilotos não podem comer a mesma refeição? Em muitos casos são servidas refeições diferentes ao piloto e ao copiloto para evitar intoxicações alimentares. No entanto não é uma regra geral e pode variar de companhia para companhia. Em algumas situações as refeições da tripulação são totalmente diferentes daquelas servidas aos passageiros.
Qual a razão para a tripulação guardar as malas por cima dos lugares dos passageiros? Algumas companhias aéreas têm espaços próprios ao longo do avião para as malas e pertences da tripulação. Isto possibilita um fácil acesso aos artigos caso seja necessário. No caso de não existirem estes compartimentos próprios, têm de acabar por usar o espaço designado para os passageiros.
Devo preocupar-me com os três beeps que ocasionalmente se ouve durante a aterragem? Não tem nada com que se preocupar. Estes pequenos beeps indicam que o auto-piloto foi desconectado e que o piloto prepara-se para a fase final de aproximação e aterragem. Estes sons normalmente só se ouvem na parte da frente do avião.
Pilotos e assistentes de bordo têm rotas regulares para onde voam? Esta é uma das perguntas que mais frequentemente é colocada aos membros da tripulação. Os pilotos e assistentes de bordos usam um sistema de organização mensal para determinar os horários, com base nos anos de casa. Os membros mais velhos da tripulação costumam escolher rotas mais longas, destinos exóticos ou viagens de um dia, para que possam dormir na própria cama.
É rude carregar no botão para chamar assistentes de bordo? Depende muito do destino da sua viagem. Se carregar no botão num voo de pequena distância pode ser considerado inconveniente ou pode vir a ser ignorado. Por outro lado, durante voos mais longos os assistentes de bordo encorajam os passageiros a carregar no botão se precisarem de alguma coisa. Se a tripulação parecer muito ocupada tente apenas utiliza-lo em caso de emergência.
É preciso preocupar-se com aqueles pequenos buracos nas janelas do avião? Não, não se deve preocupar com esses buracos. As janelas dos aviões são incrivelmente resistentes e possuem três camadas protetoras. A camada do meio tem um pequeno “buraco de respiração”. Não é para melhorar a qualidade do ar, mas para ajudar a equalizar a pressão da janela quando a aeronave ganha ou perde altitude.
O que é que acontece quando puxamos o autoclismo na casa de banho de um avião? As casas de banho dos aviões utilizam sucção a vácuo – em vez de água – para mover os resíduos para reservatórios especiais. E por fim, um líquido químico acaba por desinfetar e remover o odor. Os aviões esvaziam estes reservatórios em terra com o auxilio de um camião próprio.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os voos de longa distância oferecem muitas vezes a oportunidade para a sua imaginação vaguear e pensar em todos os aspetos da aviação. Muitas perguntas podem surgir quando está a bordo de uma aeronave a alguns milhares de pés do chão.

Se fica ansioso quando viaja ou curioso com as questões que surgem em torno da aviação, não precisa de se interrogar mais. E não, as companhias aéreas não esvaziam as casas de banho a meio de um voo.

Desde os perigos da turbulência à importância do modo de avião no telefone, descubra tudo o que sempre quis saber sobre os aviões e as ligações aéreas, na fotogaleria acima.

TAP realiza primeiro voo do mundo num A330neo apenas com tripulação feminina


Veja também:
Esta é a razão por que os aviões são quase todos brancos
O que nunca lhe disseram sobre os aviões