Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são 10 ilhas em Itália de que nunca ouviu falar

Veja as fotografias e conheça as ilhas em Itália de que nunca ouviu falar, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Budelli Localizada no arquipélago da Maddalena, junto à costa da Sardenha, a ilha de Budelli foi apelidada de «paraíso rosa», graças à sua deslumbrante praia cor de rosa (a areia é, na verdade, uma combinação de corais e conchas cor de rosa esmagadas) . No entanto, não poderá visitar esta praia, devido a acidentes com turistas no passado. Ainda assim, há outras praias no local que merecem visita, como a Spiaggia di Cavalieri.
2. Elba Embora seja a maior ilha do arquipélago Toscano, Elba assemelha-se mais à exuberante ilha francesa de Córsega do que às ilhas vizinhas rochosas, graças às nascentes subterrâneas, que mantêm a ilha verde durante todo o ano. Além da sua vegetação densa, Elba tem também várias montanhas e praias escondidas.
3. Monte Isola Monte Isola não é uma ilha típica italiana: para começar, fica no meio de um lago numa montanha. É de lá que vêm alguns dos melhores alimentos da Lombardia (não perca a truta do lago recheada no restaurante La Foresta). O melhor de tudo, a ilha ainda continua desconhecida pela maioria das pessoas, tornando-se uma ótima alternativa às áreas altamente turísticas como o Lago di Como, Bellagio e Varenna.
4. Pantelleria Fica mais perto da África do que de Itália, parece um planeta completamente diferente. Tudo sobre Pantelleria é estranho e único, desde as casas de pedra preta com telhados brancos (dammusi) até às vinhas que produzem um dos melhores vinhos de Itália.
5. Pellestrina Na próxima visita a Veneza, apanhe um vaporetto e vá até à ilha de Pellestrina. Por fugir às multidões, tem uma atmosfera acolhedora e rústica, uma praia adriática sem ninguém e que se estende por quilómetros, e uma série de aldeias de pescadores encantadoras, onde poderá provar o marisco mais fresco de Veneza.
6. Pianosa Com águas azuis-marinhas e praias de areia branca semelhantes às das Caraíbas, é uma ilha no arquipélago Toscano que funcionava como colónia penal. Entre 1856 e 1998, Pianosa era a casa de milhares de prisioneiros de toda a Itália, incluindo dezenas de chefes da máfia como Pippo Calò. Agora, é um santuário de vida selvagem protegido, que - graças à sua herança única e à sua beleza natural - tem um limite de 250 visitantes por dia. Podem fazer-se reservas com antecedência.
7. Ponza Situada a uma hora da capital italiana, é um dos destinos de verão preferidos dos romanos. Continua a fugir às multidões e ao crescimento desenfreado do turismo. Poderá encontrar aldeias pitorescas, um porto encantador, com vários cafés e trattorias, e um litoral com algumas das praias mais bonitas de Itália.
8. Procida Procida é a ilha mais pequena da Baía de Nápoles e o segredo mais bem guardado. Nela, poderá encontrará aldeias piscatórias pintadas em tons de pastel, semelhantes a Portofino, marinas com cafés e trattorias à beira-mar e um litoral tão pitoresco que foi apresentado em vários filmes, incluindo The Talented Mr. Ripley e Il Postino.
9. Salina Por que escolher entre um destino de vinho e uma ilha quando pode ter os dois no mesmo local? A ilha de Salina, situada nas Ilhas Eólias, possui belas praias e vinhas. Uma das principais adegas da ilha - a Tasca D'Almerita do resort Capofaro, apresenta um delicioso vinho de malvasia num dos melhores resorts de vinho do mundo.
10. San Pietro Com a água em tons de azul-marinho e uma densa vegetação tropical - tão selvagem que cresce junto à beira da água - a ilha de San Pietro, perto da Sardenha, é um verdadeiro paraíso de Robinson Crusoe. Na costa oeste da ilha, poderá encontrar grandes montanhas e penhascos, enquanto que na costa sul terá praias de areia branca. Não perca o pôr-do-sol em Capo Sandalo, com vistas para o Mar da Sardenha.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Itália tem algumas das ilhas mais bonitas da Europa. Umas banhadas pelo Adriático, outras pelo mar Mediterrâneo e ainda pelo mar Tirreno e Jónico, nem todas são populares entre os viajantes. Descubra-as na fotogaleria acima.

Itália está no topo da lista de países a visitar e é fácil perceber as razões: além de ser bonita, está repleta de história, arte, arquitetura, praias, boa comida e excelente vinho.

Sicília, Sardenha ou Capri são ilhas italianas cujas praias e vilas atraem milhares de turistas. Mas estas não são as únicas que merecem destaque: Itália tem 350 ilhas no mar, que são tão bonitas como as mais conhecidas.

Se planeia viajar até Itália para passar uns dias de férias, descubra estas 10 ilhas que possivelmente desconhece, na nossa fotogaleria acima.

Há uma vila secreta em Itália que é um autêntico paraíso


Veja também:
14 dicas para conhecer Itália como um local
15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria