Veja as fotografias e conheça estas 6 razões para se despedir do trabalho e viajar pelo mundo, clicando nas setas.
[Imagens: Direitos Reservados]
1. É possível viver com menos
Se tem um emprego e uma renda fixa, mesmo se está a tentar poupar dinheiro, é difícil resistir à pressão que outros lhe colocam, acabando por ir jantar fora ou gastar 15 euros num aperitivo depois do trabalho. Mas pense que esses 15 euros poderiam ser gastos num quarto junto a uma praia na Indonésia. É possível viajar com pouco dinheiro. O valor da renda da sua casa poderá equivaler a 30 noites num Airbnb em Bali. Já imaginou?
2. Passará a olhar para si de maneira diferente
Para muitas pessoas, estarem presas a um trabalho não é o suficiente para se sentirem realizadas, ainda que gostem muito do que fazem, da cidade onde vivem e sejam felizes. Mas, por vezes, e necessário sair da zona de conforto e conhecer novos lugares, nova gente, outras culturas e ideais, e formas de estar e de fazer coisas menos convencionais. Em viagem, terá oportunidade de ouvir histórias e de se ver a si próprio através de uma lente diferente.
3. Encontre as suas razões para viajar e faça um plano
Largar o trabalho e viajar pode parecer um capricho, mas não é. Precisa apenas de saber qual é o seu objetivo com essa viagem. Quais as razões que o levam a realizá-la? O que quer fazer e onde quer chegar quando regressar? Se pretende tornar o seu Instagram famoso, invista num bom programa de edição de fotos e descubra o que vai ser preciso para que tal aconteça. Se quer viajar durante um mês e conseguir um trabalho incrível numa agência de marketing depois de regressar, faça tantos contactos quanto possível antes de voltar. Isso ajudá-lo-á a melhorar o seu currículo com as novas experiências. Conheça as pessoas certas e partilhe os seus objetivos antes de voltar.
4. Aprenda a viver com a imperfeição e abra a sua mente
Lidar com dias chuvosos no meio de uma selva, dormir sem ar condicionado, ser picado por mosquitos, esquecer-se de alguma bagagem, entre muitas outras coisas, vai ensiná-lo a saber viver com a o que não é perfeito. É preciso deixar as coisas fluir - algumas das melhores experiências são aquelas em que está completamente fora do seu meio, rodeado por pessoas que comem mioleira de porco ao almoço, por exemplo.
Alguns habitantes locais irão rir-se de si, e até poderá acontecer o contrário, se acabar por ofender alguém que tenha modos e costumes culturais diferentes dos seus. É necessário aprender a rir de si mesmo e a render-se ao desconhecido. No final da viagem, vai certamente ter os olhos e coração mais abertos.
5. Coloque em prática na sua vida aquilo que aprender enquanto viaja
Ser gozado, assustado e eventualmente criticado, são factos que poderá usar a seu favor quando voltar da viagem. Entender que, de facto, todas as culturas são diferentes é um grande passo para se tornar uma pessoa melhor no dia-a-dia e a nível profissional. Há muitas histórias e lições que nunca mais esquecerá e que o tornarão mais adaptável, forte e bem-sucedido no trabalho.
6. Passará a ter esperança e não medo
Muitas pessoas arranjam constantemente desculpas para justificar a permanência no mesmo lugar e a aceitar a rotina. E quanto mais velho ficar, mais desculpas vai arranjar. Então, «se não for agora, será quando?». Não se esqueça, pessoas com menos dinheiro e com empregos mais importantes já o fizeram. Não é necessariamente o destino que importa, mas sim as lições que retirará dele. Então, se este parece o momento certo, reserve o voo e vá.
Precisa de uma mudança na sua vida mas não sabe o que fazer? E se largar tudo – incluindo o trabalho – para viajar pelo mundo? Conheça-as na fotogaleria acima.
Há muitos empreendedores que parecem ter alcançado os seus objetivos, com vidas profissionais aparentemente perfeitas. Mas será que não perderam o divertimento que a vida deverá ter durante todo esse processo?
Emily Davis, colaboradora do HuffingtonPost, considera que por vezes, quando tudo parece estar estagnado, falta uma pausa para que a mudança que tanto deseja aconteça finalmente. E nada melhor do que viajar pelo mundo para que, ao regressar, tudo se torne diferente. Claro que Emily sabe que essa pausa poderá ser um risco, mas não significa certamente um sonho impossível de concretizar. E poderá mudar a sua vida para bem melhor.
Emily contou algumas das razões que a levaram a despedir-se do trabalho e a viajar pelo mundo. Conheça-as na fotogaleria acima.