Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é a nova moda das viagens – e torna tudo muito mais fácil

Percorra a fotogaleria e tome nota das dicas de como fazer a mala de viagem, reveladas por assistentes de bordo. [Imagens: Shutterstock]
Arrumar os sapatos As peças de calçado são – muito provavelmente – os objetos que ocupam mais espaço na mala de viagem. Para maximizar o espaço, Jane Frilicci, comissária bordo de Nova Iorque, EUA, costuma guardar joias e outros itens de pequena dimensão dentro dos sapatos. Outra dica: quando vai de férias, leve sempre um par de chinelos na mala. «Levo sempre chinelos – não gosto de andar descalça no chão do hotel», acrescenta ainda a assistente de bordo Abagail Valencia.
Objetos essenciais na bagagem de mão Ter de abrir o compartimento de bagagem para vasculhar a mala em busca de algo que vai precisar durante o voo pode ser um incómodo para os outros passageiros. A solução? «Leve uma mala de mão separada com todos os itens que vai precisar durante o voo – como uma escova de dentes, maquilhagem, passaporte, caneta», aconselha Frilicci.
Levar sempre um saco extra Um saco leve pode ser muito útil em diversas ocasiões: ir às compras, guardar a roupa suja ou transportar objetos que não couberem na mala de viagem. Frilicci aconselha a todos os viajantes que levem sempre um saco deste estilo, em pano, por exemplo, quando vão de férias.
Usar roupa mais volumosa nos dias de viagem Quando vai de férias, pode optar por usar as peças de vestuário mais volumosas – como casacos grossos ou botas pesadas – nos dias que vai viajar. Desta forma, poderá ganhar mais espaço na mala.
Prepare-se para atrasos Problemas mecânicos ou o clima instável são apenas algumas das razões que levam ao atraso dos aviões. Para estar preparado para possíveis atrasos, Michele Radon, comissária de bordo de Buffalo (Nova Iorque, EUA), sugere que leve sempre na mala de mão alguns snacks para toda a família. E mais: «leve uma garrafa de água vazia e encha-a assim que passar pela segurança», acrescenta Radon. Para além da comida, a assistente de bordo aconselha ainda que tenha sempre consigo alguns medicamentos SOS, como ibuprofeno ou algo para 'desbloquear' os ouvidos durante a descolagem e a aterragem do avião (para o mesmo efeito, pode optar por mastigar pastilha durante o voo).
Detergente para a roupa A maioria dos hotéis tem serviço de lavandaria. Contudo, se quer poupar dinheiro, opte por lavar a sua própria roupa durante as férias – no lavatório da casa de banho, por exemplo. Mesmo que não consiga lavar as peças de vestuário mais grossas, como calças ou camisolas, pode sempre lavar algumas peças de roupa interior, que são mais fáceis de secar. Esta dica serve também para otimizar o espaço na mala, uma vez que se lavar algumas peças durante a viagem, não terá que levar roupa a contar com todos os dias da estadia.
Dispositivos eletrónicos Viajar com muitos dispositivos eletrónicos, como tablets, computadores ou telemóveis, pode complicar a organização da mala de viagem, especialmente se cada um dos gadgets tiver cabos e carregadores diferentes. Frilicci recomenda que guarde todos os cabos enrolados num pequeno saco, por exemplo, ou mesmo numa bolsa organizadora própria para estes objetos.
Fazer 'rolinhos' com a roupa Em vez de dobrar a roupa, opte por enrolá-la. Esta técnica de organização permite economizar o espaço da mala, sendo utilizada por muitos comissários de bordo experientes. «As roupas ocupam muito menos espaço na mala quando enroladas dessa maneira e ficam sem dobras», explica Valencia.
Mala de cabine Quando a mala de mão não cabe no compartimento de bagagem do avião, o tempo de embarque pode ficar comprometido. Radon recomenda que leve sempre uma mala de cabine pequena (com as dimensões corretas) para ter a certeza que vai caber dentro do avião.
Planear antes de fazer a mala Quantas vezes já levou peças de vestuário para as férias que acabou por nem usar? Muitas, certo? Segundo Radon, a melhor maneira de ter tudo organizado e de maximizar o espaço na mala é pensar antecipadamente (e com rigor) no que quer levar. Conselhos: pense no outfit completo que quer usar em cada dia para levar somente as peças que vai (mesmo) vestir e opte por peças versáteis que possam ser usadas em várias ocasiões.
Bolsa de higiene Antes de partir para férias, pense bem no que deve levar na seu nécessaire, aconselha Frilicci. Se não tiver muito espaço disponível na mala, pode optar por utilizar os produtos de beleza que o hotel oferece ou comprá-los quando chegar ao destino. Caso opte por levar os produtos de casa, coloque-os num saco de plástico – e não se esqueça de conferir as suas dimensões.
Sacos fechados a vácuo Opte por guardar os itens mais volumosos – como casacos – em sacos fechados a vácuo (como na imagem). Para além de ajudar a poupar espaço na mala, este tipo de sacos protege a roupa de sujidade ou da humidade, por exemplo.
Manter as crianças ocupadas Viajar com crianças requer um planeamento mais rigoroso. Para manter os miúdos (e os restantes passageiros) felizes, Frilicci recomenda que os pais levem na mala um brinquedo novo para que as crianças se possam manter entretidas durante todo o voo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma nova moda entre os viajantes: viajar sem mala (sim, leu bem!). São cada vez mais os turistas que procuram serviços de envio de bagagem para o destino de férias e no regresso a casa. Já aderiu à tendência?

Fazer a mala é – muito provavelmente – a tarefa mais chata que nos espera quando vamos de férias. Mas, pior do que isso, é carregar a bagagem de um lado para o outro.

Para além do peso e da dimensão das malas (que, muitas vezes, não cabem no carro), as filas intermináveis nos balcões de check-in, as elevadas taxas que as companhias aéreas cobram pela bagagem ou o extravio das mesmas, tornam a partida e o regresso das férias em verdadeiros pesadelos.

A solução? Aderir a serviços de envio de bagagem. Esta nova tendência – que tem cada vez mais adeptos – traz comodidade e menos stress, permitindo que os turistas desfrutem da viagem sem andarem carregados com sacos e mochilas. A par disto, podem evitar gastos com excesso de peso de bagagem e ter a certeza que nenhuma das malas se perde a meio do trajeto.

Esta nova moda foi registada pela Mail Boxes Etc. (MBE), companhia que «disponibiliza, em todos os seus centros, transporte e embalagens adaptadas a cada situação, sejam malas com os pertences pessoais ou equipamentos desportivos e objetos mais frágeis», lê-se em comunicado.

O serviço da MBE permite que a bagagem (acondicionada em embalagens apropriadas) seja enviada para o local de destino das férias. No regresso, as malas podem ser enviadas diretamente para a casa dos viajantes.

«O aumento da procura por este serviço de envio antecipado da bagagem está relacionado com a poupança nos custos com o excesso de peso, a certeza de que as malas chegam aos destino, o não transportar peso até ao local de alojamento ou no regresso e a perda de tempo nos aeroportos», frisou a MBE, em comunicado. «Desta forma, os viajantes podem, na partida e no regresso, gerir o tempo com maior eficiência e reduzir o esforço e o stress», acrescentou.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns truques para fazer a mala, revelados por comissários de bordo.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R