Publicidade Continue a leitura a seguir

10 lugares para fugir ao ruído, luz e poluição do ar

Veja as fotografias e conheça estes destinos, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Flagstaff, Arizona, EUA Flagstaff foi a primeira cidade nomeada «International Dark Sky City» pela International Dark Sky Association. Além disso, está entre as cinco com o ar mais limpo, segundo uma pesquisa recente do Estado do Ar pela American Lung Association. Esta pequena cidade não é particularmente silenciosa, mas é fácil encontrar a paz nas áreas circundantes, em lugares como Meteor Crater e Walnut Canyon.
2. Roisey, França Roisey, localizada na região de Auvergne-Rhone-Alpes, foi eleita pela Organização Mundial de Saúde como o local com o ar mais limpo do país. Graças à sua localização num parque nacional, bem como a uma altitude acima de 1280 metros, o céu também é bastante claro. Já para não falar do fato de ter uma população oficial de apenas 909 pessoas.
3. Te Anau, Nova Zelândia Os testes globais realizados pela Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que Te Anau tem um dos ar mais limpos de todo o mundo. A sua localização na entrada do Parque Nacional de Fiordland torna-o um local perfeito para caminhantes que procuram céus noturnos claros - há uma pequena empresa artesanal que oferece passeios noturnos na área. A presença de empresas de turismo de helicóptero significa que, por vezes, o local não é o mais silencioso. No entanto, há noite as empresas fecham e é possível passear e escapar ao ruído. O Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve, no Parque Nacional Mount Cook, é outra excelente opção na Nova Zelândia, livre de poluição atmosférica e onde é possível ver muito bem as estrelas.
4. Campisabalos, Espanha Localizada a cerca de 160 quilómetros de Madrid, Campisabalos é outra cidade que se enquadra na lista do melhor ar do mundo da Organização Mundial de Saúde. Por estar longe da poluição luminosa, os seus céus são bastante escuros. No entanto, é possível encontrar ainda mais escuridão se caminhar para sudeste até ao Parque Natural da Serrania, a oeste de Cuenca, que também inclui a Ciudad Encantada, uma maravilha geológica criada por erosão natural há aproximadamente 90 milhões de anos.
5. Mojave Desert, Califórnia, EUA Trevor Cox, professor de engenharia acústica na Universidade de Salford e autor de um livro sobre fenómenos de som naturais, recomenda a área da Dune de Kelso, no deserto de Mojave. Cox visitou o local porque há sons interessantes - as dunas, chamadas de «singing sands», emitem sons quando as pessoas se movem. Apesar desse fenómeno, a área é extremamente silenciosa. As dunas do deserto também estão localizadas num lugar de céus escuros.
6. Região da Lapónia, Finlândia O município de Muonio lidera a lista de ar puro mais recente da OMS. E enquanto respira ar puro, pode deslumbrar-se com as auroras boreais. Muonio tem a estação com neve mais longa de toda a Finlândia, por isso pode aproveitar para fazer ski.
7. San Pedro de Atacama, Chile O ar limpo, a altitude e o fato de ser o deserto mais seco do mundo tornam esta região no topo da lista dos lugares mais escuros da Terra. E além de estar livre de luz e poluição do ar, o ambiente do deserto também oferece apenas o som mínimo da vida selvagem.
8. Grasslands National Park, Canadá Gordon Hempton, fundador da One Square Inch of Silence, realizou uma pesquisa acústica no Parque Nacional Grasslands de Saskatchewan e descobriu que tem o sons mais silencioso e puro. E grande parte do parque está quase ausente de poluição luminosa, de acordo com a Dark Site Finder. Claro que também não encontrará muita poluição do ar - a ar no Canadá é um dos melhores do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
9. Ilhas Canárias, Espanha A geografia montanhosa e uma localização privilegiada no meio do Oceano Atlântico fazem de La Palma e Tenerife, nas Ilhas Canárias, alguns dos destinos mais puros do planeta. O Parque Nacional do Teide, em Tenerife, inclui o pico mais alto do Oceano Atlântico a que se pode chegar.
10. Haleakala Summit, Hawaii O Havaí tem dos ares mais limpos da Terra - mesmo a movimentada Honolulu obteve boas notas da OMS. Já se imaginou a acordar acima das nuvens e respirar o ar puro de Haleakala, em Maui? Também é possível observar perfeitamente as estrelas a partir dali. O observatório de Mauna Kea, na Ilha Grande, é outra ótima opção, embora não seja possível pernoitar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer fugir de tudo para um lugar sem pessoas, barulho e poluição?

Uma viagem pela natureza pode aumentar o seu bem-estar, desde a capacidade de concentração ao sentido de humor. Para conseguir tirar os melhores benefícios, vale a pena procurar lugares com o mínimo ruído, sem luz artificial e poluição do ar. Infelizmente, isso nem sempre é fácil.

Os lugares tranquilos estão a desaparecer de forma bastante rápida, mesmo em áreas protegidas. A poluição luminosa noturna cobre quase 80% do planeta e já não há lugares que sejam totalmente livres de poluição do ar.

Mas há esperança: se for bem organizado, é possível fazer uma viagem para encontrar os lugares mais sombrios, silenciosos e limpos da Terra. Conheça 10 destes locais, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R