Publicidade Continue a leitura a seguir

Está a nascer o primeiro bairro construído com uma impressora 3D

Veja as fotografias e descubra mais sobre o primeiro bairro do mundo construído inteiramente com uma impressora 3D, clicando nas setas. [Imagens: Joshua Perez/D.R]
Localizado numa área rural de Tabasco, no sul México, este projeto pretende construir 50 habitações com o auxílio de uma impressora 3D para ajudar os habitantes a terem acesso a uma casa decente, em zonas mais pobres, distantes e com condições adversas.
A impressora Vulcan II, de 10 metros de comprimento, tem a capacidade de erguer as paredes destas casas revolucionárias em apenas 24 horas, sobrepondo várias camadas de cimento e betão.
As famílias escolhidas não vão ter que pagar nada para receber as moradias e ainda terão direito a uma ajuda mensal de 400 pesos mexicanos, cerca de 19 euros, para manutenção das casas.
As habitações têm cerca de 46 metros quadrados e, no seu interior, contam com dois quartos, uma sala de estar, uma cozinha, uma casa de banho e ainda um espaço exterior para entretenimento.
A New Story espera erguer as 48 habitações restantes até ao início do próximo ano e implementar um plano comunitário com acesso a espaços verdes, parques e outros serviços básicos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos arredores de Tabasco, no México, está a nascer o primeiro bairro do mundo construído inteiramente com uma impressora 3D. E as duas primeiras casas já foram erguidas. Descubra-as na fotogaleria acima.

A New Story, organização sem fins lucrativos que fornece casas impressas em 3D, em pareceria com a ICON, uma empresa de tecnologia especializada em construções 3D, e a Fuseproject, empresa de design industrial, estão a desenvolver um projeto de construção de habitações em comunidades pobres da América Latina.

Localizado numa área rural de Tabasco, no sul México, este projeto pretende construir 50 habitações com o auxílio de uma impressora 3D para ajudar os habitantes a terem acesso a uma casa decente, em zonas mais pobres, distantes e com condições adversas. E as duas primeiras moradias já foram erguidas.

Fundada em 2014, a New Story já construiu mais de 2 700 casas no Haiti, em El Salvador, na Bolívia e no México. Para responder aos desastres que afetam as construções tradicionais, a organização sem fins lucrativos juntou-se à ICON para desenvolver uma impressora 3D suficientemente potente para trabalhar em condições adversas.

A impressora Vulcan II, de 10 metros de comprimento, tem a capacidade de erguer as paredes destas casas revolucionárias em apenas 24 horas, sobrepondo várias camadas de cimento e betão. Telhados, janelas, portas e todos os outros acabamentos serão concluídos da forma tradicional.

Segundo a revista Designboom, a organização New Story afirma que «a impressora 3D, Vulcan II, foi desenhada para trabalhar em condições adversas das zonas rurais, (…) onde a energia pode ser imprevisível e as chuvas sazonais inundam as estradas que dão acesso ao local de construção. Esta impressora é a primeira do seu género.»

As habitações têm cerca de 46 metros quadrados e, no seu interior, contam com dois quartos, uma sala de estar, uma cozinha, uma casa de banho e ainda um espaço exterior para entretenimento. Os telhados e as paredes são curvas para facilitar a adaptação ao clima chuvoso da região e para facilitar a limpeza.

As famílias escolhidas não vão ter que pagar nada para receber as moradias e ainda terão direito a uma ajuda mensal de 400 pesos mexicanos, cerca de 19 euros, para manutenção das casas. A New Story espera erguer as 48 habitações restantes até ao início do próximo ano e implementar um plano comunitário com acesso a espaços verdes, parques e outros serviços básicos.

Percorra a fotogaleria acima para descubra mais sobre estas duas casas, do primeiro bairro construído inteiramente com uma impressora 3D.

Imagem de destaque: Joshua Perez/D.R