Publicidade Continue a leitura a seguir

Passatempo: as melhores histórias de viagem dão direito a prémio

Veja as fotografias e descubra o que dizem os especialistas, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Estimula a criatividade A criatividade relaciona-se com a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que este órgão tem de se adaptar às mudanças. Num novo ambiente, para onde se viaja, o cérebro é exposto a novos sons, cheiros, linguagens, sabores e outras sensações que estimulam o cérebro. Quem o aponta é Adam Galinsky, professor colombiano especializado na relação entre criatividade e viagens internacionais. Esta é uma das conclusões publicadas num dos seus mais recentes estudos, publicado na Academy of Management Journal.
2. Torna-o mais inteligente …palavra de ciência! Embora a inteligência seja algo relativo de se identificar, esta foi a conclusão de uma investigação feita a vários estudantes de MBA (Master of Business Administration). Tal estudo foi avançado por William W. Maddux, professor sobre organização comportamental na escola INSEAD, que confirmou à revista Forbes que aqueles com maior número de experiências multiculturais contam com maior capacidade de conhecimento e compreensão em diversas áreas.
3. Deixa-o mais capaz de lidar com problemas complexos A conclusão surge de um estudo feito em 2009 pela Universidade de Indiana. A amostra, composta por vários alunos desta instituição foi dividida em dois grupos a quem foi pedido que enumerassem o máximo de transportes possíveis. A diferença é que a um dos grupos foi dito que a tarefa foi realmente pedida por investigadores da Universidade de Indiana. Já ao outro grupo, foi informado que este era um estudo conduzido por uma universidade grega. Ora, foi o segundo que apresentou resultados mais completos e corretos o que levou os investigadores a concluir que, mesmo sem viajar, quando nos deparamos com pessoas ou situações de outras culturas tendemos a desafiarmo-nos mais seja em que caso nos vejamos à prova.
4. Melhora a sua vida sexual Eis uma associação de que não estava à espera. A psicóloga Linda Papadopoulos, um dos autores de um vasto estudo sobre viagens desenvolvido pela Expedia explica a relação: «viajar ajuda a reduzir os níveis de cortisol, a hormona do stress. Quanto mais o stress e a ansiedade diminuem, mais o otimismo e bem-estar aumentam. Tal traz, frequentemente, positivos e inesperados efeitos sobre nós próprios a nível de motivação, produtividade e forma de estar na vida no geral». Todo este bem estar, de onde nasce uma maior confiança e segurança relacionam-se também, com a vida sexual.
5. Beneficia a sua saúde física Se anda com um relógio que contabilize os seus passos, facilmente verá que, após cada viagem, caminhou bem mais do que no dia-a-dia e mal se cansou – afinal, em férias vemos tudo de uma perspetiva mais otimista. O certo é que o mudar a rotina e passar mais tempo ao ar livre é suficiente para garantir esta melhoria. A conclusão é também apontada pelo estudo de que Linda Papadopoulos é co-autora, e justifica-se pela maior produção de serotonina – a hormona do bem-estar – que nos deixa mais bem dispostos e consequentemente mais ativos e com mais energia.
6. Também beneficia a saúde mental Já deve estar a prever que, uma vez mais, este benefício deve-se à maior produção de seratonina e menor de cortisol. E os bons efeitos não se ficam pelo período em que viaja, mas prolonga-se por vários dias, segundo aponta uma investigação publicada no Sage journals. Quanto mais investir neste bem-estar, mais se previne contra depressão e outros estados que prejudiquem a sua mente.
7. Ajuda a combater as insónias Até para melhorar o sono uma viagem é a melhor solução! Assim garante o laboratório de sono da Universidade do Colorado, que justifica a relação pela maior exposição a luz natural e diferente rotina, nomeadamente ao começar o dia com uma caminhada, por exemplo. Ainda que parte do estudo se foque nas viagens em acampamento, em que a utilização de luz natural é quase exclusiva, também de viagens mais urbanas advém similares consequências. Em suma, só precisa de fugir à rotina de sair da cama e fechar-se num escritório com constante exposição a ecrãs e luzes artificiais.
8. Faz de si um melhor ser humano Parece cliché, mas foi exatamente esta a conclusão apontada por um estudo desenvolvido pela Momondo, que contou com uma amostra de 7200 indivíduos. É através das viagens que o ser humano ganha uma mente mais aberta, maior facilidade em confiar no próximo, nomeadamente em pessoas de diferentes culturas, religiões e nacionalidades. Tais conclusões foram gerais a toda a amostra e superam qualquer experificação a nível de idade, género, religião ou educação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Gosta de escrever? E de viajar? A TopAtlântico anda à procura de talentos amadores na escrita de viagens. Se acha que tem o que é preciso, participe neste passatempo.

O surgimento inesperado do surto de Covid-19 apanhou todos de surpresa e levou a que muitos viajantes tivessem de cancelar os seus planos. Na impossibilidade de viajar, podemos sempre relembrar as histórias e as boas memórias de viagens passadas.

Foi com este pensamento que a TopAtlântico lançou um novo passatempo que pretende revelar os talentos amadores na escrita de viagens. Com o nome de «Crónicas de Viagens», o concurso irá decorrer todos os meses no blogue Top Viagens e vai eleger as melhores histórias de viagens contadas na primeira pessoa. Todos os textos selecionados vão ser publicados no blog e premiados com um cheque de viagem de 50 euros.

Durante os primeiros 15 dias de cada mês a TopAtlântico recebe as participações no concurso. Nos restantes dias, são escolhidos os premiados e feita a seleção para publicação no blogue Top Viagens no mês seguinte.

O grande objetivo da agência de viagens é descobrir talentos amadores na escrita e proporcionar-lhes visibilidade com a publicação dos seus relatos de viagem. No que toca às regras de participação, há restrições quanto à dimensão dos textos e à não aceitação de obras, textos e fotografias já publicados.

Para participar, terá de preencher este formulário e enviar juntamente com o texto e algumas imagens que ilustrem a sua história. O resto é inspiração e transpiração como revelam os melhores autores.

Pode consultar o regulamento completo do passatempo, incluindo todas as regras de participação, aqui ou no Blog Top Viagens.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir como é que viajar faz bem à saúde física e mental.

Imagem de destaque: TopAtlântico/D.R