Publicidade Continue a leitura a seguir

12 cidades e vilas impressionantes à beira do precipício – e duas são portuguesas

Veja as 12 espetaculares cidades e vilas à beira do precipício, clicando nas setas. [Fotografias: Shutterstock]
1. Ronda, Espanha A parte velha desta localidade espanhola foi erguida pelos mouros e está localizada no topo de um profundo desfiladeiro – o El Tajo. A incrível Puente Nuevo liga as áreas nova e velha da cidade e está a uma altura de 98 metros. Demorou mais de 40 anos a ser construída e, alegadamente, custou a vida a mais de 50 trabalhadores.
2. Valle de la Luna, Bolívia O paraíso natural de Mallasa no Valle de la Luna, na Bolívia, é formado por picos montanhosos de argila e arenito. É o que resta de uma montanha torturada pela erosão dos elementos, ao longo dos anos. Pertence aos subúrbios da cidade de La Paz mas é um mundo completamente à parte.
3. Shimla, Índia Em Shimla, existe uma carpete colorida mesmo no sopé dos Himalaias. As belas habitações foram construídas no século XIX pelos britânicos e ainda é possível encontrar bastantes vestígios da sua presença.
4. Constantine, Argélia A cidade de Constantine situa-se num desfiladeiro a 175 metros de altura do rio Rhumel e parece desafiar as leis da gravidade. É também conhecida como a Cidade das Pontes graças às suas quatro estruturas. A mais famosa é a ponte suspensa de Sidi M'Cid – a maior do mundo quando foi construída em 1912.
5. Monsanto, Portugal A vila portuguesa de Monsanto é conhecida pela sua arquitetura peculiar e por ser um museu vivo. Aqui as casas foram construídas entre gigantescos blocos de granito e alguns até foram usados como paredes ou tetos. Descubra os pequenos e estreitos becos da vila que o guiam até ao castelo medieval.
6. Haid Al-Jazil, Iéman Esta pequena aldeia está suspensa por cima de um wadi – leito seco de um rio – num enorme rochedo, no Desert Valley do Iémen. Alguns dos edifícios têm quase 11 andares e são todos construídos com tijolos de barro e argila. Durante a época das chuvas alguns precisam de restauro, mas a maioria tem cerca de 500 anos.
7. Bonifacio, Córsega A cidade de Bonifacio é a mais antiga da Córsega e foi erguida num desfiladeiro, por volta do ano 830. A base do desfiladeiro tem vindo a ser erodida pela força da ação do mar e dá a sensação que as habitações estão suspensas sobre o oceano.
8. Cuenca, Espanha As Casas Colgadas (Casas Suspensas) da cidade de Cuenca atraem milhares de turistas todos os anos. Foram construídas pelos Árabes no século XII e distinguidos pela UNESCO como Património Mundial. Deslumbre-se com paisagens únicas que pode ter das varandas das Casas Colgadas.
9. Azenhas do Mar, Portugal No litoral de Portugal, a bela vila costeira de Azenhas do Mar, em Sintra, está localizada numa falésia, a cerca de 61 metros de altura do Oceano Atlântico. É um pequeno paraíso com casas pintadas de branco e uma fascinante piscina oceânica.
10. Sant'Agata de' Goti, Itália A vila italiana de Sant'Agata de'Goti foi rigorosamente posicionada num desfiladeiro, sobre o rio Martorano. A sua localização única tem sido uma vantagem defensiva ao longo dos anos. Para uma vista incrível, observe o por do sol sobre a parte antiga da cidade.
11. Rocamadour, França Esta comuna francesa parece saída de um autêntico conto de fadas. As casas, a capela e os oratórios cristãos foram erguidos numa falésia por cima do do rio Alzou, a 457 metros de altura. Atravesse os imponentes portões de pedra e suba os 216 degraus até ao topo de Rocamadour.
12. Al Hajjarah, Iémen Esta incrível cidadela do Iémen é conhecida pelos enormes edifícios de pedra que parecem estender-se para lá do desfiladeiro. Fundada no século XII, foi uma importante localização estratégica da ocupação turca neste país. Muitas das habitações estão decoradas com pinturas brancas e os primeiros andares não têm janelas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Viver no limite nunca pareceu tão fascinante. Aventure-se por alturas vertiginosas visitando espetaculares cidades e vilas à beira do precipício. Descubra-as na fotogaleria acima.

Muitos dos edifícios destas cidades e vilas foram erguidos há mais de mil anos e ainda hoje permanecem no mesmo lugar. E, é claro, todas estas regiões possuem pequenos pedaços de história que merecem ser visitados e preservados.

Caso tenha medo de alturas, é tempo de ultrapassar esse obstáculo. A publicação Love Exploring reuniu 27 cidades e vilas à beira do precipício, entre as quais duas portuguesas. Conheça estas 12 espetaculares regiões, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R