Ideia da Air France passa pela simples instalação de uma aplicação no smartphone (Foto: Pixabay)

A Air France anunciou o lançamento de um programa-piloto que permite aos passageiros registar em segurança os resultados dos seus testes ao coronavírus realizados num laboratório parceiro.

Trata-se da solução ICC AOKpass, uma aplicação móvel que permitirá mais celeridade na hora de embarcar. Os passageiros apenas terão que exibir os seus smartphones, e não um teste em papel, para ficarem a saber se poderão, ou não, viajar.

“A ICC AOKpass verifica então se o teste apresentado é válido e está em conformidade com as diretivas do país de destino, através de uma rede protegida por tecnologia ‘blockchain’”, explicou a Air France, em comunicado.

“A apresentação de um teste covid negativo é agora obrigatória na maioria das viagens internacionais e a verificação desses testes, geralmente apresentados em papel, leva tempo”, acrescentou.

O anúncio da Air France surge numa altura em que a Comissão Europeia confirmou que os cidadãos poderão ter acesso a um livre-trânsito digital já a partir do próximo mês de junho.

O objetivo é permitir que sejam retomadas gradualmente e em segurança no espaço comunitário ou no estrangeiro viagens por motivos de trabalho ou para turismo.

Partilhar