Publicidade Continue a leitura a seguir

O mês em que Cabo Verde voltará ao que era

Praias de Cabo Verde preparadas para receberem turistas em breve (Foto: Fernando de Pina/Lusa)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A retoma da procura dos turistas por Cabo Verde irá ocorrer ainda antes de abril e vai começar pelo mercado francês.

Esta é a previsão do grupo TUI, um dos maiores operadores turísticos mundiais, que opera sete hotéis e resorts e voos próprios para Cabo Verde.

Evangelos Georgiou, diretor de comunicação do grupo TUI para os mercados internacionais, explicou que “as pessoas querem viajar em geral logo que esteja ultrapassada a atual fase da pandemia de covid-19” e que o o grupo vai reativar alguns mercados, nomeadamente o cabo-verdiano.

Tudo ficará dependente dos regulamentos das autoridades de cada país, como a obrigatoriedade de testes de PCR ou quarentenas no regresso.

O turismo garante que 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, após um recorde de 819 mil turistas em 2019. A atividade está praticamente parada há um ano.

Segundo dados do Governo cabo-verdiano, chegam todos os anos a Cabo Verde cerca de 350.000 turistas, essencialmente para as ilhas do Sal e da Boa Vista.

O país vai receber esta sexta-feira, dia 12, o primeiro lote de vacinas contra a covid-19. A campanha de vacinação a nível nacional irá priorizar profissionais de saúde, pessoas com doenças crónicas, idosos, professores, profissionais hoteleiros, ligados ao turismo e das fronteiras, polícias, militares e bombeiros.

A Organização Mundial da Saúde estima que Cabo Verde terá direito a 108 mil doses da vacina da AstraZeneca, produzidas na Índia, e 5.850 doses da Pfizer, ao abrigo da iniciativa Covax.