Apenas os turistas norte-americanos devidamente vacinados contra a covid-19 poderão entrar no espaço europeu (Foto: Pixabay)

Os turistas norte-americanos vacinados contra a covid-19 poderão viajar no verão para países da União Europeia (UE).

A garantia foi dada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista ao jornal “The New York Times”.

“Os norte-americanos, tanto quanto sei, usam vacinas que estão aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento. Isso irá permitir-lhes viajarem e moverem-se com liberdade”, afirmou Ursula von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia acrescentou que “uma coisa é clara: os 27 estados-membros aceitarão, incondicionalmente, todos aqueles que estiverem vacinados com vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.”

No entanto, Ursula von der Leyen não deu uma data exata ou mais detalhes sobre a reabertura da Europa aos turistas norte-americanos e destacou que a última palavra será sempre de cada um dos 27 países da UE.

O Parlamento Europeu pretende aprovar em junho a versão final do certificado de vacinação, para ajudar a impulsionar a campanha de turismo estival.

Em 17 de março, a Comissão Europeia apresentou o certificado digital com a intenção de que esteja pronto antes do verão, para poder reativar as viagens nessa altura, um objetivo partilhado pelo setor da aviação, que pede agilidade aos estados-membros na sua aprovação e implementação.

Partilhar