Publicidade Continue a leitura a seguir

Que tal dormir num bunker da II Guerra?

Saint-Pabu (Henri Moreau)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um empreendedor francês comprou, recuperou e transformou um bunker alemão da II Guerra Mundial em alojamento local subterrâneo.

A proposta de Serge Colliou é oferecer uma ou mais noites insólitas num bunker construído por tropas alemãs em 1943, na localidade de Saint-Pabu, no litoral da Bretanha.

Antigo posto de comando reservado a oficiais, era o centro de decisão de toda a aquela região costeira e a mais imponente das 69 construções subterrâneas da estação radar instalada na aldeia.

Localizado no coração de Saint-Pabu, o Bunker L479 esteve “esquecido” nos últimos 70 anos e o anterior proprietário fez questão de escondê-lo ao máximo.

Com 18 metros por 25 e uma altura de 12 metros, o bunker é feito de 2790 metros cúbicos de betão e 155 toneladas de aço.

Ao cabo de 18 meses de trabalho, o espaço de 400 metros quadrados em dois andares e 12 metros de altura (ou fundura, no caso) reabriu com 24 divisões, camuflado e com a praia e as dunas selvagens ali à mão.

“Adaptámos, mas preservando um certo clima. Queríamos dar uma nova vida ao edifício para não vivermos no passado para sempre. Mantivemos alguns aspetos, sabe-se onde está, há pistas históricas, mas também não é um museu”, explica o novo dono à agência Reuters.

A estrutura do edifício não foi alterada: as salas de trabalho dos alemães são hoje quartos individuais, dormitórios com oito beliches, uma sala com redes espreguiçadeiras, casa de banho, dois salões, uma mesa para 20 pessoas, um bar, uma sala para fumadores e uma cozinha completa. A antiga sala dos mapas é agora a das refeições e projeções.

A recordar o passado do lugar, o espaço é decorado com capacetes, réplicas de armas e sinais nas paredes.

Google Maps