Michelin dá destaque especial a Portugal no seu guia para este ano (Foto: Pixabay)

O Guia Michelin para a Península Ibérica 2022 dá atenção especial a Portugal.

Na edição deste ano, Portugal tem sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’). E 26 com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’).

“A ideia é valorizar cada vez a gastronomia das regiões da Península Ibérica e por isso queremos dar valor, também, uma dedicação um pouco mais especial a Portugal devido à evolução gastronómica no país na última década”, explicou Mónica Rius, da Michelin Ibérica.

Além das habituais referências a restaurantes, poderão vir a ser realizadas experiências gastronómicas em cidades ou regiões, ou a propósito de produtos, produtores ou vinhos.

A criação de rotas gastronómicas é outra das possibilidades pensadas pela Michelin Ibérica.

Portugal poderá também vir a realizar gala anual de apresentação do Guia Michelin ibérico, que aconteceu em Lisboa em 2018, mas tem passado por várias cidades espanholas, como Girona, Santiago de Compostela, Marbelha, Madrid ou Bilbau.

“Com a gala, que recebe normalmente mais de 600 convidados, incluindo mais de uma centena de profissionais de comunicação, além de ter transmissão online, coloca-se o foco na região por muito mais tempo, durante quase um ano”, explicou Mónica Rius.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes.

Portugal entrou no roteiro em 1910, mas as primeiras estrelas só chegariam em 1974, com os restaurantes Aviz e Michel (ambos de Lisboa), O Pipas (Cascais) e Portucale (Porto).

Partilhar