Foto: Pixabay

A cidade italiana de Veneza está a estudar um sistema de reservas para viajantes de apenas um dia.

Os valores a pagar vão dos três aos dez euros, dependendo da temporada. Ficará isento quem já estiver sujeito a taxa turística por se alojar durante mais do que uma noite.

Assim que a reserva se tornar obrigatória, serão feitos controlos nas estações de autocarros e comboios, os dois principais pontos de acesso à cidade.

O objetivo das autoridades venezianas é aliviar o excesso de turismo, agora que as visitas voltaram praticamente aos níveis elevados verificados antes da pandemia.

Luigi Brugnaro, presidente da Câmara de Veneza, considera a medida “o caminho certo a seguir, para uma gestão mais equilibrada do turismo.”

O esquema de pagamento visa, sobretudo, atrair visitantes fora da época alta, que depois serão incentivados a inscrever-se em certas iniciativas como descontos nas entradas de museus.

Um sistema, aliás, já existente e que se tornará obrigatório a partir do próximo ano.

“Começaremos com uma fase experimental durante a qual a reserva não será obrigatória mas opcional. E não custará nada”, explicou a vice-conselheira de turismo de Veneza, Simone Venturini.

A vida em Veneza, que passou a ter mais uma atração especial, está a voltar lentamente ao normal. O recente fim de semana de Páscoa atraiu um grande número de visitantes, com 100 mil pessoas hospedadas em hotéis da cidade e outros 40 mil turistas de apenas um dia.

Partilhar