Ana Cotta/Flickr

O Brasil está definitivamente a mudar de agulha: o destino já não quer ser só praia. Quer ser Natureza. E pode sê-lo, porque é dono de uma das maiores biodiversidades do Mundo.

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo quer promover o ecoturismo, ciente de que a procura da Natureza ganhou fôlego com a pandemia. E sugere quatro parques nacionais de cortar a respiração.

Morro do Pai Inácio (Shutterstock)

Parque Nacional Chapada Diamantina, Bahia

Bem no centro do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é uma região de serras onde nascem rios como o Paraguaçu, o principal curso de água da região. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, foi criado em 1985 para preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar as suas nascentes.

O Morro do Pai Inácio culmina aos 1050 metros de altitude e dele pode apreciar-se todos os 1520 quilómetros quadrados do parque Nacional da Chapada Diamantina. A Cascata da Fumaça é outra ponto a não perder: cai de uma altura de 380 metros, é a segunda maior do Brasil e está à distância de duas horas de caminhada.

Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros (Augusto Miranda – MTur)

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás

Criado em 1961 a poucos quilómetros de Brasília, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Património Natural da Humanidade desde 2001, devido às espécies e formações vegetais únicas, nascentes e cursos de água e rochas com mais de mil milhões de anos.

Para lá de santuário para a investigação científica e a educação ambiental, a Chapada dos Veadeiros esconde maravilhas como o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas que remete para crateras lunares, ou o Jardim de Maytrea, de onde de pode observar o famoso Morro da Baleia.

Parque Lage, Tijuca (Shutterstock)

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

O parque nacional mais visitado do Brasil é conhecido pelos trilhos e divide-se em três setores: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita e Gávea.

A Floresta da Tijuca concentra vários trilhos, entre os quais o dos Picos e o do Vale Histórico e parte do maior trilho urbano do país, a Transcarioca. à margem dos percursos, há diversos locais de lazer.

Já a Serra da Carioca alberga uma das sete maravilhas do Mundo moderno: o Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado. As cascatas do Horto, o Parque Lage e a Trilha Transcarioca completam a paisagem.

Na Pedra Bonita e Gávea ficam os famosos bairros de São Conrado, Barra da Tijuca e Alto da Boa Vista. Aqui, a atração é a aventura: escalada, asa delta e parapente a partir de uma das rampas mais conhecidas do Mundo.

Cataratas do Iguaçu (Nilmar Fernando)

Parque Nacional Foz do Iguaçu

Uma das mais conhecidas atrações do Brasil é o porta-estandarte do Parque Nacional Foz do Iguaçu, uma área protegida do Brasil administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Mas não é a única surpresa deste parque, que esconde fauna e flora únicas nos seus 185 mil hectares. A zona é tão rica que foi classificada Património Natural da Humanidade pela UNESCO em 1986.

Partilhar