Foto: DR

A Madeira é, oficialmente, o “Melhor Destino Europeu de Cruzeiros”, após conquistar os World Cruise Awards naquela categoria.

O arquipélago bateu outros destinos de eleição, como Lisboa, Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Dubrovnik (Croácia), Kotor (Montenegro), Londres (Reino Unido), Monte Carlo (Mónaco), Nice (França), Oslo (Noruega) e Roma (Itália).

Foi a primeira vez que a Madeira foi nomeada para os World Cruise Awards. E logo conseguiu a arrecadar a categoria máxima.

“É o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas e de passageiros”, destacou Rui Barreto, secretário regional da Economia.

O porto do Funchal, lembrou, foi o primeiro porto a nível nacional a abrir após a covid, para receber navios de cruzeiro, “depois de reunidas todas as condições de forma a garantir que era uma porta de entrada segura.”

Entre as novidades, recorde-se a implementação de normas para continuar a atrair as companhias de cruzeiros.

Em paralelo, foi criada a nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, e lançadas várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional, além de terem sido realizadas obras de reabilitação no porto do Funchal que chegaram aos seis milhões de euros.

Já Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) considera o prémio “muito gratificante.”

“O nosso destino tem-se afirmado pela sua unicidade, pela sua qualidade e pela sua capacidade de renovação, num mercado que é, como sabemos, altamente exigente e competitivo”, sublinhou.

Entre janeiro e outubro de 2022, segundo números oficiais, a Madeira recebeu 227 escalas de cruzeiros e mais de 250 mil passageiros.

Em 2021, foram registadas 125 escalas e 117 289 passageiros.

Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez no ano passado.

O evento é considerado “irmão” dos World Travel Awards, os óscares do turismo, criados em 1993 e que já por oito vezes consideraram a Madeira o Melhor Destino Insular da Europa e por sete o Melhor Destino Insular do Mundo.

 

Partilhar