Foto: DR

Lisboa, Porto e Faro são pontos de partida para várias cidades alemãs e para os seus feéricos mercados natalícios. Uma viagem rápida à mão de semear.

Seria acreditar no Pai Natal crer que se podem visitar todos mercados de Natal da Alemanha. É obra impossível – são mais de três mil – a não ser que se dedicasse à tarefa todos os anos de uma vida, ou algo parecido. A beleza destes destinos é que ficam a um voo direto de Portugal e podem perfeitamente ser a escapadinha pré-natalícia de sonho. Com ou sem o senhor das barbas.

Frankfurt e Berlim, claro, mas também Munique e, menos óbvio, Düsseldorf, Colónia e mesmo Nuremberga acolhem voos idos de um ou vários dos três aeroportos de Portugal continental. E muitos deles são em companhias de baixo custo, o que permite ponderar um fim de semana em conta. Ou, no mínimo, poupar na viagem para investir em Gluhwein e Bratwurst.

Foto: DR

COMO IR
Preços indicativos em simulações para o fim de semana de 10 de dezembro.

DE LISBOA:
Düsseldorf (Eurowings e TAP) a partir de 115 euros;
Berlim (Ryanair e TAP) desde 187 euros;
Colónia (Eurowings e Ryanair) a partir de 160 euros;
Munique (Lufthansa e TAP) a partir de 135 euros;
Frankfurt (Lufthansa e TAP) desde 144 euros

DE FARO:
Nuremberga (Ryanair) a partir de 73 euros euros;
Dusseldorf (Ryanair e Eurowings) desde 70 euros;
Berlim (Ryanair) desde 160 euros;
Colónia (Eurowings) a partir de 75 euros a ida;
Munique (Lufthansa) a partir de 251 euros;
Frankfurt (Lufthansa) desde 175 euros

DO PORTO:
Berlim (Ryanair) desde 145 euros;
Colónia (Ryanair) a partir de 185 euros;
Munique (Lufthansa) a partir de 203 euros;
Frankfurt (Ryanair e Lufthansa) desde 66 euros

TEMPO MÉDIO DE VOO
Entre três horas e 03h40, dependendo do aeroporto de partida em Portugal e do destino na Alemanha

CONSELHOS ÚTEIS

Agasalhe-se
A imensa maioria dos mercados é ao ar livre e a Alemanha é fresca, pelo que se aconselha roupa quente às camadas, incluindo impermeável, e, sobretudo, calçado quente e confortável: caminha-se muito e fica-se praticamente sempre de pé, mesmo à volta das mesas. Levar batom de cieiro também não será mal pensado.

Previna-se com euros
O Multibanco não é aceite nas barraquinhas dos expositores e as canecas para as bebidas quentes só são entregues mediante um depósito (“pfand”) de 2-3€.

Leve fome… e sede!
Os mercados de Natal são, antes de mais, um paraíso da gula. Comecemos pela
bebida: é quente, porque está frio. Há o famoso Glühwein, vinho quente com especiarias, o Apfelwein, uma espécie de cidra quente, e a versão infantil de tudo isso, Kinderpunsch.

Quanto a salgados, estamos conversados: a Alemanha é a nação da salsicha, Bratwurst, de que existem umas 40 variedades…E uma forma de prová-la é às rodelas com molho de ketchup e caril (Currywurst). Claro, é também a nação do Pretzel, o famoso biscoito em forma de nó, geralmente salgado mas não só.

Resta o açúcar: as Gebrannte Mandeln são as tradicionais amêndoas caramelizadas, que rivalizam nas bancas dos mercados com os Lebkuchen, os famosos biscoitos de gengibre e outras especiarias; há ainda o bolo chaminé Baumstriezel, o pão de alho Knoblauchbrot, as Schaumkuss, espécies de bombocas, o famoso bolo de fruta cristalizada e seca polvilhado de açúcar, Christstollen, entre outras bombas calóricas…

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar