Foto: Bruce Omori/EPA/Paradise Helicopters

A lava do Mauna Loa, o maior vulcão ativo do Mundo, que entrou em erupção em 27 de novembro no Havai, aproximou-se de uma das principais estradas da ilha.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a “frente de lava” está a cerca de cinco quilómetros da estrada Daniel Inouye.

Este é o eixo principal para atravessar a ilha de Havai, a maior deste arquipélago do Oceano Pacífico. O seu encerramento obrigaria os habitantes a fazerem longos desvios.

A lava do Mauna Loa, que não registava este tipo de fenómenos há 38 anos, diminuiu nos últimos dias e o maior fluxo tem avançado a uma média de 40 metros por hora.

A este ritmo poderá chegar à estrada “no mínimo numa semana”, segundo o USGS. No entanto, “muitas variáveis” podem influenciar esta previsão, além do caráter volátil da erupção.

Foto: Bruce Omori/EPA/Paradise Helicopters

O governador do Havai, David Ige, alertou os habitantes e turistas para os “vapores tóxicos” que escapam do vulcão, aconselhando o uso de máscara para as pessoas com problemas respiratórios.

Os ventos também podem transportar as fibras vulcânicas de vidro que se formam quando gotas de lava se estendem em finos filamentos.

Afiados como lâminas de barbear, são perigosos para a pele e para os olhos.

O Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha de Havai e fica 4169 metros acima do nível do mar.

Durante uma erupção de 1950, a lava da montanha viajou 24 quilómetros até ao oceano em menos de três horas.

Partilhar