Depois de as autoridades chinesas terem anunciado o fim de várias medidas contra a covid, a procura por voos para visitar o país aumentou… 600%.
Os dados foram avançados pela Trip.com, uma plataforma de viagens sediada na China. E seguem-se à explosão de procura, também, de bilhetes de comboio.
Os números podem ser explicados pela aproximação do feriado do Ano Novo Chinês, que ocorrerá na última semana de janeiro.
Esta é a principal festa das famílias chinesas, equivalente ao Natal nos países ocidentais e regista, tradicionalmente, a maior migração interna do planeta, com centenas de milhões de chineses a regressarem à terra natal.
As deslocações foram, no entanto, reduzidas nos últimos anos, devido às duras medidas de prevenção em relação à covid vigentes no país, que incluíam um período de quarentena para os viajantes oriundos de cidades ou províncias com surtos ativos.
A China vai passar a permitir que alguns infetados assintomáticos e com casos ligeiros de covid-19, “que reúnam determinadas condições”, recuperem em casa, em vez de serem isolados em instalações designadas.
Foi também reduzida a frequência de testes PCR para a população, entre outras decisões que sinalizam o fim da política de ‘zero casos’ de covid-19, que vigorou no país desde o início da pandemia.